Você está aqui:

Foro Trabalhista de Governador Valadares treina calculistas por videoconferência

publicado: 21/09/2011 às 13h58 | modificado: 21/09/2011 às 16h58

Atendendo a solicitações de calculistas dos Foros de Juiz de Fora e Contagem e da Vara do Trabalho de Caratinga, o Foro de Governador Valadares ministra, nesta quarta-feira (21), por videoconferência, treinamento para utilização da Planilha de Atualização de Débitos Trabalhistas e Previdenciários, idealizada pelo analista Helvécio Domingos Moreira, calculista do Foro local. A partir do treinamento, os calculistas das unidades participantes passarão a testar a planilha como uma ferramenta auxiliar.

Desenvolvida em formato BrOffice-Calc (".ods"), e em uso nas varas de Governador Valadares desde 2007, o grande mérito da nova planilha é, de acordo com Helvécio, proporcionar economia de digitação e evitar o chamado "retrabalho" nas atualizações de débitos trabalhistas, previdenciários, custas e outras despesas processuais, que respondem por mais de 95% das atividades do setor de cálculos local. "Uma vez gravada uma atualização para um dado processo, nas posteriores, não é necessário redigitar nenhum dado já cadastrado, bastando trocar a sua data final de atualização para que o cálculo gravado seja novamente atualizado, de forma automática", explica Helvécio.

Foro Trabalhista de Governador Valadares treina calculistas por videoconferência (imagem 1)
O analista Helvécio Domingos Moreira ministra o treinamento a distância (foto: Luciene Costa Ferraz da Cunha)

O analista lembra ainda que como a planilha é uma espécie de "formulário em branco", também não há necessidade de confecção de rascunhos: basta abrir o processo e ir digitando os dados necessários diretamente nos locais indicados no modelo da planilha. "Com isso, obtivemos um ganho de tempo significativo nas atualizações", afirma.

Luciene Costa Ferraz da Cunha, secretária do Foro de Governador Valadares, constata que a nova planilha tem agilizado sobremaneira os trabalhos dos calculistas, possibilitando que eles reforcem o atendimento no setor de Atermação. "Um setor de cálculos ágil resulta numa execução mais célere, que é um dos objetivos do TRT-MG", ressalta Luciene.

Visualizações: