Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2011 a 2012 / Presidente do TRT visita Conselheiro Lafaiete, próxima vara a receber o PJe em Minas

Presidente do TRT visita Conselheiro Lafaiete, próxima vara a receber o PJe em Minas

publicado 19/09/2012 17:36, modificado 19/09/2012 20:36

A presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, acompanhada dos membros do Comitê Gestor Regional do Processo Judicial eletrônico - PJe, desembargadores Ricardo Antônio Mohallem e Paulo Roberto de Castro e Fabiano de Abreu Pfeilsticker, juiz substituto, visitou na tarde desta quarta-feira, dia 19, a Vara do Trabalho de Conselheiro Lafaiete, onde, no dia 15 de outubro, será implantado o novo sistema. A expectativa é de que a VT, segunda do estado a receber o PJe, tenha este ano um movimento processual acima de 1.500 ações.

A desembargadora afirmou que a visita de hoje teve um duplo objetivo: "estabelecer contato com os servidores e com a juíza titular, Rosângela Pereira Bhering, já que a intenção desta administração é visitar todas as Varas e, também, fazer um trabalho de sensibilização sobre a nova ferramenta para tranquilizar os servidores no que diz respeito a sua utilização".

Presidente do TRT visita Conselheiro Lafaiete, próxima vara a receber o PJe em Minas (imagem 1)

Durante a reunião com os servidores, que contou também com a presença dos técnicos que estão à frente da implantação do PJe na Primeira e Segunda Instâncias, a presidente disse que a ansiedade e expectativa que surgem com a implantação do novo sistema é natural, mas garantiu que todos serão devidamente treinados e capacitados. "Algumas dificuldades aparecem, o próprio processo eletrônico é novo e passa por adaptações, como está acontecendo em Nova Lima. Mas tudo será a conta-gotas porque ainda vamos conviver muitos anos com os processos físicos, trabalhando com os dois ao mesmo tempo. Como disse o ministro Dalazen quando esteve em Belo Horizonte para o lançamento do PJe na JT de Minas: vocês terão lembranças, não saudades do tempo em que só trabalhavam com o processo físico".

A diretora da VT de Conselheiro Lafaiete, Maria Isabel Lana Dias de Faria Campos, que já participou de palestras em BH sobre a ferramenta, está confiante e entusiasmada com o PJe. Ela considera que as pessoas demonstram ainda um certo receio com o novo sistema, mas, em sua opinião, não há com que se preocupar. "Sabemos que é um programa fácil de operar e que vai acabar com uma série de tarefas repetitivas que ficam ocupando os servidores a maior parte do tempo", afirma a diretora.

Já Érika Gambogi Cardoso Pereira, assistente de Maria Isabel, avalia que, no começo, as novidades vão trazer um pouco de turbulência. Ela, no entanto, espera que a mudança seja para melhor "porque alguns serviços que demandam muito tempo, como a autuação, vão acabar, agilizando muito a prestação de serviço", pondera.

"Com o processo eletrônico, nós advogados vamos poder acessar o sistema fora da comarca, o que vai nos poupar muito tempo". Essas foram as palavras de Pedro Alexandrino Pena Júnior, presidente da Subseção da OAB local, para quem a expectativa com a implantação do PJe é muito grande: "é uma novidade e o desafio precisa ser encarado".

Presidente do TRT visita Conselheiro Lafaiete, próxima vara a receber o PJe em Minas (imagem 2)
Fotos: Madson Morais

Titular da VT por muitos anos, o desembargador Paulo Roberto de Castro considerou que o fato de Lafaiete ser a segunda Vara a receber o PJe é uma homenagem e uma deferência à cidade e que o novo sistema representa uma mudança de paradigma na Justiça do Trabalho.

O desembargador Ricardo Mohallem lembrou que em novembro próximo o PJe será instalado na VT de Itaúna e que em dezembro será a vez dos foros de Betim e Contagem, bem como da Segunda Instância do TRT, compreendendo aí todas as seções e turmas recursais. Com esse cronograma o TRT vai cumprir a meta para o ano de 2012 estabelecida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT que determina a implantação do sistema em 10% das varas de cada regional.

Também estiveram na VT o secretário-geral da presidência, Eliel Negromonte Filho, a diretora judiciária, Sandra Pimentel Mendes, o diretor de informática, Gilberto Atman Picardi Faria, e os servidores Eduardo Fonseca, Gustavo Novais Bondan e Cássia Maria Soares de Paiva, esta representando o diretor administrativo, Carlos Athayde Valadares Viégas.

Durante a visita, a presidente do TRT-MG participou, ao vivo, do programa Justiça em Foco, da Rádio Carijós, de Conselheiro Lafaiete. O programa abre espaço para a participação dos ouvintes sobre a Justiça no Vale do Paraopeba. (Texto: Solange Kierulff/ Revisão: Anya Campos)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /