TRT do Mato Grosso do Sul sedia Simpósio de Gestão Documental e reunião do Memojutra
O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (Mato Grosso do Sul) promoveu, nos dias 30 e 31 de maio, o I Simpósio Nacional de Gestão Documental, com o tema "A Política de Gestão Documental como ferramenta de Preservação da Memória Institucional", e reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho - MEMOJUTRA.
Fotos: Maria Aparecida Carvalhais Cunha |
O evento contou com a presença de delegações de 21 Regionais, formadas por magistrados e servidores participantes dos programas de Gestão e Preservação Documental de seus Regionais, Centros de Memória e Memoriais, Arquivos e Comissões Permanentes de Avaliação Documental.
Pelo TRT-MG participaram a juíza Maria Cristina Diniz Caixeta, presidente do Memojutra, Maria Aparecida Carvalhais Cunha, pesquisadora do Centro de Memória e secretária-geral do Fórum, e Gisele Maria Campos Lemos, servidora do Arquivo-Geral. As três integram a Comissão Permanente de Avaliação Documental do TRT-MG.
Em seu discurso de abertura, o presidente do TRT da 24ª Região, desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida, ressaltou que o advento da internet, a partir da década de 1990, acarretou maior atenção com a gestão documental por parte dos gestores, uma vez que a alta produção e difusão de documentos e informações têm exigido das instituições a releitura e a revisão dos paradigmas de guarda de documentos e arquivos. "Nesse sentido, a Justiça do Trabalho vem desenhando uma nova política de gestão de documentos em sua esfera de atuação, como forma de ajustar-se a essa nova realidade global", afirmou.
Presidida pela juíza Maria Cristina Diniz Caixeta, a reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho - MEMOJUTRA, contou com a presença maciça de representantes dos regionais e magistrados |