Dia Internacional da Mulher

publicado 08/03/2013 15:00, modificado 08/03/2013 18:00

É paradoxal que as conjunturas dos fatos históricos tenham destinado o dia dedicado à mulher justamente em março, pois este mês foi assim intitulado em homenagem a Marte, o deus da guerra, viril por natureza.

Embora involuntariamente, este mês é carregado de simbologia para nós, mulheres. Regidas por Marte, fomos chamadas para a guerra. Mas a nossa batalha não se travou em trincheiras e assassínio indiscriminado. O bom combate foi empreendido no labor árduo, no crescente grau de escolaridade e na melhoria das nossas qualificações profissionais. Aliás, o mercado de trabalho tem adotado valores femininos, como a importância do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe; a motivação e persuasão em contrário ao autoritarismo; a cooperação e compreensão ao revés da competição.

A própria mulher já mostrou e demonstrou a que veio e o porquê veio. Competência e capacidade das mulheres, hoje já não mais se questiona. O ser feminino ocupou o seu espaço. Prova disso são as relevantes funções ocupadas pelas mulheres em setores tão diversificados como política, pesquisa científica, finança, judiciário, dentre tantos outros. Portanto, as nossas bandeiras de luta devem agora ser hasteadas no território da miséria, primitivismo, crueldade, desigualdade, corrupção, injustiça para que todos estes males sejam definitivamente expurgados e a nossa sociedade possa ser, de fato, inclusiva, possibilitando a todos exercitar o seu potencial ao máximo.


No Dia Internacional da Mulher, a beleza dos versos de Cora Coralina, sempre generosa ao nos orientar pelos caminhos da vida:


"Saber viver é a grande sabedoria.

Que eu possa dignificar,

Minha condição de mulher,

Aceitar suas limitações.

E me fazer pedra de segurança.

dos valores que vão desmoronando".

Cumprimento todas as mulheres que dignificam esta casa: magistradas, servidoras e prestadoras de serviço.


Desembargadora Deoclecia Amorelli Dias.

Presidente do Tribunal Regional da 3ª Região.

Visualizações: