Você está aqui:

Gestores públicos participam de curso de sustentabilidade ambiental no TRT-MG

publicado: 14/05/2014 às 15h21 | modificado: 14/05/2014 às 18h21
Gestores públicos participam de curso de sustentabilidade ambiental no TRT-MG (imagem 1)
Foto: Leonardo Andrade

Curso de capacitação em "Sustentabilidade na Administração Pública" está sendo ministrado entre segunda e quarta-feira desta semana (de 14 a 16 de maio), à tarde, no Auditório do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte, localizado no 15º andar da Av. Mato Grosso, 468. Trata-se de uma iniciativa vinculada ao Projeto da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente. Aqui em Minas Gerais, o curso está sendo implementado por meio de uma parceria com a Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT. Já na sua 12ª edição, a atividade foi realizada até agora em nove unidades da federação, três vezes em Brasília.

As aulas estão a cargo dos biólogos Maria do Carmo Ferreira e Luis Fernando Ferreira, ambos especializados em meio ambiente e turismo sustentável. O público é composto por 51 gestores ligados à administração pública, entre os quais dez do TRT-MG. Além disso, há alunos de diversos outros órgãos públicos de Minas Gerais, do Piauí, do Maranhão, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e Bahia, entre os quais podem ser citados, como exemplo, a Funasa, Sema, Sebrae, Casa da Moeda, Inmetro, Ibama, tribunais, universidades e prefeituras.

O Projeto A3P promove a adequação da administração pública a práticas de preservação do meio ambiente, como conservação e reciclagem de materiais e compra sustentável. Uma das iniciativas é a Política Nacional de Recursos Sólidos, com a implantação da chamada Rede Logística Reversa, que foca no aproveitamento de bens já utilizados para reciclagem. Diversas instituições assinaram Termo de Adesão ao projeto, o que implica a adequação a 21 pré-requisitos. O TRT-MG se comprometeu com o termo em 3 de junho de 2013.

O curso, com carga horária de 26 horas, aborda temas como: gerenciamento de projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, água, gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação, analise de ciclo de vida e rotulagem ambiental, transporte, licitações sustentáveis e características do papel, da madeira e do plástico. (David Landau)

Visualizações: