Artigo: "30 anos da Biblioteca do TRT de Minas Gerais"

publicado 11/07/2005 21:00, modificado 12/07/2005 00:00

Maurício Godinho Delgado
Juiz do TRT-MG

Neste mês de maio de 2005, a Biblioteca Juiz Cândido Gomes de Freitas, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, completou 30 anos de existência.

Trata-se de data sobre a qual a comunidade jurídica de Minas Gerais tem muito a comemorar.

Desde 1975, nossa Biblioteca tem propiciado suporte fundamental a Juízes e Servidores desta Casa, sendo um dos instrumentos principais de pesquisa jurídica que nossa comunidade interna tem à disposição ao longo destas décadas. A partir dos anos 90, suas condições e modo de operação e o atendimento aos usuários mais ainda se aperfeiçoaram, com a melhoria de suas instalações e a incorporação dos serviços em rede computadorizada.

Nos últimos anos, a Biblioteca tem contribuído também de modo notável para a melhor integração do TRT à comunidade de Minas Gerais, uma vez que, sendo especializada, vem se mostrando bastante útil e prestativa quanto ao atendimento de alunos de graduação e pós-graduação de universidades e faculdades deste Estado que estejam desenvolvendo trabalhos de pesquisa no campo jurídico material e processual do trabalho.

A importância da biblioteca na formação cultural e científica de um povo é impressionante. Após a escola – e em combinação com esta – a biblioteca desponta como o mais notável veículo de viabilização e, até mesmo, instigação da leitura. De fato, segundo a pesquisa "Retrato da Leitura no Brasil", promovida pela Câmara Brasileira do Livro, estima-se que cerca da metade dos livros lidos aqui não sejam comprados.

A propósito, a precariedade da rede brasileira de bibliotecas influi, sem dúvida, no desempenho negativo que o país apresenta quanto a seu nível educacional, científico e de cultura. Note-se que, em conformidade com dados do início do século XXI, considerados os 5.560 municípios brasileiros, em torno de 1.300 ainda não tinham biblioteca pública.

Neste cenário eleva-se ainda mais o destaque da Biblioteca Juiz Cândido Gomes de Freitas do TRT-MG, que deve continuar recebendo de nosso Tribunal o melhor suporte para manter, senão incrementar, o excelente papel que vem desempenhando há décadas.

Conheça a Biblioteca Juiz Cândido Gomes de Freitas

Visualizações: