Judiciário abre consulta pública para definir metas estratégicas até 2032
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu, entre 8 e 22 de outubro, uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre os Macrodesafios do Poder Judiciário para o período de 2027 a 2032. Esses macrodesafios são temas prioritários que orientarão a atuação dos tribunais para melhorar os serviços judiciais, considerando tanto questões internas (como gestão e organização) quanto externas (como acesso à justiça e agilidade nos processos). A iniciativa faz parte da construção da nova Estratégia Nacional do Judiciário. A população pode participar enviando sugestões pelo formulário disponível no Portal do CNJ.
Saiba mais sobre esta iniciativaO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibiliza, a partir desta quarta (8/10) a 22 de outubro, uma consulta pública sobre os Macrodesafios do Poder Judiciário para o período de 2027 a 2032. A construção da nova Estratégia Nacional para os próximos seis anos conta com a participação de representantes de todos os conselhos e tribunais brasileiros. Agora chegou a vez de ouvir também a sociedade brasileira.
Os Macrodesafios do Poder Judiciário são grandes temas ou mesmo problemas-chave, que serão objeto de atuação sistêmica dos tribunais e conselhos de justiça para aprimoramento dos serviços judiciais. Desse modo, o estabelecimento de macrodesafios deve considerar tanto os fatores internos à administração, como a gestão financeira, os processos de trabalho e de desenvolvimento organizacional, quanto os fatores diretamente relacionados à prestação de serviços à sociedade, como por exemplo, o acesso à justiça, a celeridade e a solução de conflitos. Por meio da Estratégia Nacional será possível direcionar a atuação de todos os órgãos do Judiciário para atender a demandas de forma mais eficiente.
Acesse o formulário no Portal do CNJ e contribua com suas ideias e sugestões.