Você está aqui:

Justiça e Cidadania realiza ações educativas com estudantes

publicado: 27/10/2023 às 15h56 | modificado: 31/10/2023 às 12h45

Durante o Outubro da Criança, o programa Justiça e Cidadania, realizado pela Escola Judicial/Centro de Memória do TRT-MG, promoveu eventos com a participação de estudantes da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Nas ações educativas, realizadas em parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, estavam incluídas visitas ao Centro de Memória do TRT-MG, audiências simuladas e sessões de julgamento. Os participantes puderam conhecer a dinâmica de funcionamento da Justiça do Trabalho, além de refletir sobre questões relativas ao mundo do trabalho no país e a evolução da legislação trabalhista no Brasil.

Crianças uniformizadas observam fotografia acompanhadas de professora.

No dia 16, alunos da Escola Estadual Professor Leon Renault fizeram uma visita mediada pela equipe do Centro de Memória à exposição Trabalho e Cidadania, na qual aprenderam sobre a história das leis trabalhistas e participaram de uma audiência simulada conduzida pelo desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, cujo pai deu nome à instituição. 

Já no dia 17, o tribunal recebeu para a visita estudantes entre 8 e 9 anos da Escola Estadual Ondina Amaral Brandão, que figuraram como partes e advogados em audiência simulada com a desembargadora Maristela Malheiros. Seguindo a mesma dinâmica, alunos da Escola Municipal Maria Silveira, acompanhados pela Juíza Adriana Campos de Souza Freire Pimenta, da 41ª VT/BH também aprenderam na prática os ritos de uma audiência trabalhista.

Crianças uniformizadas sentadas em grupo comemoram vitória em atividade lúdica, batendo palmas.

Crianças da Escola Municipal Herbert José de Souza também visitaram a exposição Trabalho e Cidadania, no dia 19, e, após o intervalo para o lanche, participaram da simulação de uma contação de histórias interativa. Na sexta-feira (20/10), alunos da Escola Estadual Professora Francisca Malheiros visitaram a exposição Trabalho e Cidadania e realizaram uma audiência sob a supervisão do desembargador Antônio Carlos Rodrigues Filho.

Já na segunda-feira (23/10), estudantes da Escola Municipal Honorina Rabello visitaram as instalações do TRT-MG acompanhados da equipe do Centro de Memória. Encerrando as atividades do dia, participaram de uma audiência simulada sobre a temática do trabalho infantil, conduzida pela desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini.

Adolescentes sentados em uma mesa de madeira observam desembargadora explicar o funcionamento de uma audiência trabalhista.

Veja a galeria de fotos.



Visualizações: