Justiça e Cidadania realiza ações educativas com estudantes
Durante o Outubro da Criança, o programa Justiça e Cidadania, realizado pela Escola Judicial/Centro de Memória do TRT-MG, promoveu eventos com a participação de estudantes da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Nas ações educativas, realizadas em parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, estavam incluídas visitas ao Centro de Memória do TRT-MG, audiências simuladas e sessões de julgamento. Os participantes puderam conhecer a dinâmica de funcionamento da Justiça do Trabalho, além de refletir sobre questões relativas ao mundo do trabalho no país e a evolução da legislação trabalhista no Brasil.
No dia 16, alunos da Escola Estadual Professor Leon Renault fizeram uma visita mediada pela equipe do Centro de Memória à exposição Trabalho e Cidadania, na qual aprenderam sobre a história das leis trabalhistas e participaram de uma audiência simulada conduzida pelo desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, cujo pai deu nome à instituição.
Já no dia 17, o tribunal recebeu para a visita estudantes entre 8 e 9 anos da Escola Estadual Ondina Amaral Brandão, que figuraram como partes e advogados em audiência simulada com a desembargadora Maristela Malheiros. Seguindo a mesma dinâmica, alunos da Escola Municipal Maria Silveira, acompanhados pela Juíza Adriana Campos de Souza Freire Pimenta, da 41ª VT/BH também aprenderam na prática os ritos de uma audiência trabalhista.
Crianças da Escola Municipal Herbert José de Souza também visitaram a exposição Trabalho e Cidadania, no dia 19, e, após o intervalo para o lanche, participaram da simulação de uma contação de histórias interativa. Na sexta-feira (20/10), alunos da Escola Estadual Professora Francisca Malheiros visitaram a exposição Trabalho e Cidadania e realizaram uma audiência sob a supervisão do desembargador Antônio Carlos Rodrigues Filho.
Já na segunda-feira (23/10), estudantes da Escola Municipal Honorina Rabello visitaram as instalações do TRT-MG acompanhados da equipe do Centro de Memória. Encerrando as atividades do dia, participaram de uma audiência simulada sobre a temática do trabalho infantil, conduzida pela desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini.