Mês das Crianças é encerrado com programação especial
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Na quarta-feira (29/10), a Escola Judicial do TRT-MG recebeu algumas turmas do ensino fundamental das escolas estaduais Professor Leon Renault e Rose Haas Klabin para o programa Justiça e Cidadania, com atividades especiais para o encerramento do Mês das Crianças. Os 79 alunos assistiram ao filme O Menino Maluquinho e participaram de uma conversa com a juíza Sandra Leidecker sobre o combate ao trabalho infantil. Durante a semana, outras turmas de outras escolas públicas assistiram uma sessão de contação de histórias, guiada por Beatriz Myrrha.
Saiba mais sobre esta iniciativaNa tarde desta quarta-feira (29/10), a Escola Judicial do TRT-MG (Rua Guaicurus, 203 - Centro) recebeu turmas dos 6° e 7° anos da Escola Estadual Professor Leon Renault e uma turma do 4º ano da Escola Estadual Rose Haas Klabin dentro das atividades da edição especial do Mês das Crianças do Programa Justiça e Cidadania, organizado pelo Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Como encerramento da programação de outubro, os 79 alunos participaram de uma sessão de cinema no auditório da Escola Judicial para assistirem ao filme "O Menino Maluquinho", inspirado no personagem criado pelo cartunista Ziraldo.
A juíza titular da 32ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e cogestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, conversou com a turma sobre a Justiça do Trabalho e a importância da proteção da infância. "Ele (Ziraldo) via o mundo com os olhos da curiosidade e dizia que a infância é a época da bagunça boa, da criatividade e da alegria de aprender brincando. O Menino Maluquinho é exatamente isso: um garoto esperto, cheio de energia, que faz bagunça e tem um coração enorme", disse a magistrada.

Programação da semana
O edifício-sede sede do TRT-MG também recebeu estudantes durante o início da semana. Na última segunda-feira (27/10), uma turma do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Rui da Costa Val visitou o prédio para uma sessão de contação de histórias ministrada pela profissional Beatriz Myrrha. Na terça-feira (28/10), a turma do 1º ano do fundamental da Escola Estadual Padre Eustáquio também visitou o Tribunal para ouvir histórias, numa dinâmica para trazer a conscientização dos riscos do trabalho infantil para crianças menores.
Justiça e Cidadania
O Programa Justiça e Cidadania é uma iniciativa do Centro de Memória – Escola Judicial, para promover ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. Com a programação especial do Mês das Crianças, o projeto alcançou 13 escolas públicas e dezenas de alunos dos ensinos fundamental e médio. Todos esses estudantes participaram de dinâmicas que reforçaram a importância do combate ao trabalho infantil e valorização da infância, bem como de atividades para compreender a Justiça do Trabalho, adaptadas de acordo com cada faixa etária.
