Nova administração do TRT-MG realiza primeira visita ao MPT mineiro
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
A visita da administração do TRT3 ao MPT-MG teve como objetivo estreitar a parceria para promover o diálogo social, a prevenção de conflitos e a litigância responsável. O presidente do TRT3, Sebastião Geraldo de Oliveira, destacou a importância de uma "nova era" de litigância ética e eficiente. O procurador-chefe do MPT-MG, Max Emiliano Sena, apoiou a ideia, ressaltando que ambos compartilham o compromisso com a efetivação dos direitos trabalhistas.
Saiba mais sobre esta iniciativaEstreitar laços de parceria em favor do diálogo social para a prevenção e solução dos conflitos e promoção de litigância responsável. Esse foi o eixo central da visita feita pelos integrantes da Administração 2026/2027 do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) ao Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), nesta quarta-feira (14/1). O presidente do TRT-MG, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, e outros desembargadores e juízes foram recebidos pelo procurador-chefe do MPT-MG, Max Emiliano Sena, e por procuradoras e procuradores do MPT.
Além de reafirmar a parceria histórica, o presidente do Regional mineiro trouxe ao MPT-MG o convite para estreitar ainda mais a cooperação em torno da promoção de iniciativas conjuntas que fortaleçam a cultura do diálogo e da prevenção e mediação de conflitos.
Nova era da litigância
Estudos apontam que o Brasil anda na contramão de outros países onde o diálogo é a principal ferramenta de resolução de conflitos. "No Brasil há uma prevalência da cultura da judicialização", destacou o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira ao apresentar ao MPT-MG o seu convite para união em torno de iniciativas que fomentem o senso de responsabilidade na promoção de ações judiciais e ampliação do direito de acesso do cidadão ao Judiciário. "Nós queremos iniciar uma nova era no TRT da terceira região da litigância responsável, a litigância com ética, com boa-fé, com cuidado, para que a Justiça do Trabalho continue prestando o serviço, mas agora com mais eficiência, com mais rapidez, para exatamente reparar aquilo que foi lesado no seu direito".
Ele destacou ainda que "o Ministério Público do Trabalho é um parceiro diferenciado, porque pode ser autor de uma ação civil pública, promover o inquérito civil público, portanto, pode nos ajudar a resolver por atacado aquilo que as varas resolvem no varejo. Então, é fundamental e estou muito contente com essa manifestação de adesão do MPT nesse nosso propósito de promover a litigância responsável no âmbito da terceira região", avaliou.
O procurador-chefe do MPT-MG, Max Emiliano Sena, destacou a satisfação de receber a administração do TRT-MG: "A Justiça do Trabalho e o MPT são instituições distintas, autônomas, mas que possuem o mesmo objetivo de efetivar os direitos trabalhistas. O ideal da nova administração se coaduna muito com os ideais do MPT, no sentido de promover uma litigância responsável e ética, porque o grande inimigo de um direito, muitas vezes, é o abuso desse direito."
Presenças
Estiveram presentes na visita ao MPT-MG os integrantes da Administração 2026/2027 do TRT3: o presidente desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, a 2ª vice-presidente, desembargadora Maria Cecília Alves Pinto e o vice-corregedor, desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos. Participaram do evento também os auxiliares da Administração do Regional mineiro: juiz Renato de Paula Amado, juíza Flávia Cristina Rossi Dutra, juiz Bruno Alves Rodrigues, e a assessora da presidência Graziela Loures Mendes.
Eles foram recebidos pelos integrantes da Administração do MPT-MG: o procurador-chefe, Max Emiliano Sena; a coordenadora de 2º Grau, procuradora Regional do Trabalho, Lutiana Nacur Lorentz e a coordenadora de 1º e 2º graus, Mariana Furtado Guimarães. Participaram ainda o procurador Regional do Trabalho Antônio Carlos Oliveira Pereira e a procuradora do Trabalho Sônia Toledo Gonçalves.

Fonte: MPT-MG
Visualizações: