Você está aqui:

Projeto Verde Mais planta 200 mudas de árvores em Betim

publicado: 29/10/2025 às 12h57 | modificado: 29/10/2025 às 17h39

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) realizou, em 29 de outubro de 2025, o plantio de 200 mudas de árvores nativas às margens da Lagoa Várzea das Flores, em Betim (MG). A ação integra o Projeto Verde Mais, que busca reduzir e compensar as emissões de gases do efeito estufa (GEE), contribuindo para a neutralidade de carbono até 2030, conforme o programa “Justiça Carbono Zero” do CNJ.O evento contou com a presença de autoridades do TRT-MG, representantes da Prefeitura de Betim, de órgãos ambientais, escolas e comunidade local. Alunos da Escola Municipal Maria Aracélia participaram do plantio das mudas. Desde fevereiro de 2025, o Projeto Verde Mais já promoveu plantios em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Sabará e Betim, com apoio de diversas instituições públicas, ONGs, escolas e forças armadas, garantindo o crescimento e manutenção das árvores. A presidente do TRT-MG, Desembargadora Denise Alves Horta, destacou o caráter simbólico e educativo da iniciativa, especialmente às vésperas da COP 30, ressaltando que “cada árvore plantada é um ato de responsabilidade e compromisso com o futuro sustentável”.

Saiba mais sobre esta iniciativa

De árvore em árvore, o TRT-MG vai avançando na proposta de reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) por meio da compensação das emissões de carbono. Nesta quarta-feira (29/10), o Tribunal garantiu o plantio de mais 200 mudas de árvores, de diversas espécies, em uma área de proteção ambiental, na região metropolitana da capital. O plantio foi realizado às margens do importante reservatório de água, a Lagoa Várzea das Flores, em Betim, numa parceria com a Prefeitura Municipal. Representaram o TRT-MG nessa ação, a presidente, desembargadora Denise Alves Horta, a diretora-geral, Patrícia Reis, o juiz auxiliar da Presidência, Renato de Paula Amado, a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade e Inclusão, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, e o assessor de Relações Institucionais, Paulo Haddad.

Plantio de árvores em Betim, dentro do Projeto Verde Mais

A cerimônia, realizada às margens da Lagoa, que teve início com a inauguração de uma placa comemorativa, contou ainda com a presença de autoridades locais, como do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Rodrigo Gonçalves, representando o prefeito do município, Heron Guimarães; da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Bárbara Cajazeiro; do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, Heleno Maia Nascimento; do subprocurador Marcos Rainho, do presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), Júlio César Batista, do vereador Adélio Carlos, de agentes ambientais da prefeitura e alunos da Escola Municipal Maria Aracélia, que auxiliaram no plantio das árvores de espécies nativas, como o Ipê Amarelo.

Estudantes participam do plantio de mudas do Projeto Verde mais, do TRT-MG, às margens da Lagoa Várzea das Flores

Parcerias estratégicas

Desde que foi implantado, em fevereiro de 2025, o projeto Verde Mais já espalhou mudas não só na capital Belo Horizonte, como em cidades da região metropolitana, como Lagoa Santa, Sabará e agora Betim. Para garantir o sucesso do projeto, o TRT-MG firmou parcerias com instituições públicas, órgãos ambientais, instituições de pesquisa, ONGs, escolas e também com as Forças Armadas, como o exército e a aeronáutica. Essas colaborações têm sido essenciais para o plantio e a manutenção das mudas, assegurando seu desenvolvimento adequado. A união de esforços também amplia o alcance das ações de conscientização ambiental.

Exemplo para multiplicar

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, agradeceu a parceria do município que cedeu o espaço e também as mudas. Ela também parabenizou os estudantes presentes. “O plantio de árvores é um gesto simples, mas profundamente simbólico. Oferecemos nossa contribuição para a sustentabilidade do planeta. Com este plantio, o Tribunal deixa nesta área tão importante a sua marca, justamente agora, às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30). Esta ação também contribui para a conscientização desta nova geração", concluiu.

Luiz Fernando, 10 anos, que participou do plantio concorda. "É muito importante preservar para garantir a sobrevivência das futuras gerações", alertou. A chefe do Núcleo de Sustentabilidade e Inclusão do TRT-MG, que coordena o projeto, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, destacou que esta foi a quarta ação do projeto Verde Mais em 2025. “Foi mais uma ação concluída com sucesso e tenho certeza que a experiência ficará marcada para cada um dos envolvidos". Ela também adiantou que ainda este ano haverá um novo plantio de árvores em área que está sendo definida.

Plantio de árvores às margens da Lagoa Várzea das Flores, em Betim pelo Projeto Verde Mais

O legado do Projeto Verde Mais

O Projeto Verde Mais é uma iniciativa do TRT-MG que nasceu da crença de que pequenas ações podem gerar grandes transformações. A Justiça do Trabalho, alinhada às políticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabeleceu a meta de neutralidade de carbono até 2030, por meio do programa "Justiça Carbono Zero". Para isso, diversas ações de medição, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão sendo implementadas nos tribunais trabalhistas. Entre elas está o plantio de mudas. Cada árvore que plantamos é um ato concreto de responsabilidade e fortalecimento com a comunidade”, concluiu a presidente.

Veja a galeria de fotos

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br