Projeto Verde Mais planta 200 mudas de árvores em Betim
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) realizou, em 29 de outubro de 2025, o plantio de 200 mudas de árvores nativas às margens da Lagoa Várzea das Flores, em Betim (MG). A ação integra o Projeto Verde Mais, que busca reduzir e compensar as emissões de gases do efeito estufa (GEE), contribuindo para a neutralidade de carbono até 2030, conforme o programa “Justiça Carbono Zero” do CNJ.O evento contou com a presença de autoridades do TRT-MG, representantes da Prefeitura de Betim, de órgãos ambientais, escolas e comunidade local. Alunos da Escola Municipal Maria Aracélia participaram do plantio das mudas. Desde fevereiro de 2025, o Projeto Verde Mais já promoveu plantios em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Sabará e Betim, com apoio de diversas instituições públicas, ONGs, escolas e forças armadas, garantindo o crescimento e manutenção das árvores. A presidente do TRT-MG, Desembargadora Denise Alves Horta, destacou o caráter simbólico e educativo da iniciativa, especialmente às vésperas da COP 30, ressaltando que “cada árvore plantada é um ato de responsabilidade e compromisso com o futuro sustentável”.
Saiba mais sobre esta iniciativaDe árvore em árvore, o TRT-MG vai avançando na proposta de reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) por meio da compensação das emissões de carbono. Nesta quarta-feira (29/10), o Tribunal garantiu o plantio de mais 200 mudas de árvores, de diversas espécies, em uma área de proteção ambiental, na região metropolitana da capital. O plantio foi realizado às margens do importante reservatório de água, a Lagoa Várzea das Flores, em Betim, numa parceria com a Prefeitura Municipal. Representaram o TRT-MG nessa ação, a presidente, desembargadora Denise Alves Horta, a diretora-geral, Patrícia Reis, o juiz auxiliar da Presidência, Renato de Paula Amado, a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade e Inclusão, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, e o assessor de Relações Institucionais, Paulo Haddad.

A cerimônia, realizada às margens da Lagoa, que teve início com a inauguração de uma placa comemorativa, contou ainda com a presença de autoridades locais, como do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Rodrigo Gonçalves, representando o prefeito do município, Heron Guimarães; da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Bárbara Cajazeiro; do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, Heleno Maia Nascimento; do subprocurador Marcos Rainho, do presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), Júlio César Batista, do vereador Adélio Carlos, de agentes ambientais da prefeitura e alunos da Escola Municipal Maria Aracélia, que auxiliaram no plantio das árvores de espécies nativas, como o Ipê Amarelo.

Parcerias estratégicas
Desde que foi implantado, em fevereiro de 2025, o projeto Verde Mais já espalhou mudas não só na capital Belo Horizonte, como em cidades da região metropolitana, como Lagoa Santa, Sabará e agora Betim. Para garantir o sucesso do projeto, o TRT-MG firmou parcerias com instituições públicas, órgãos ambientais, instituições de pesquisa, ONGs, escolas e também com as Forças Armadas, como o exército e a aeronáutica. Essas colaborações têm sido essenciais para o plantio e a manutenção das mudas, assegurando seu desenvolvimento adequado. A união de esforços também amplia o alcance das ações de conscientização ambiental.
Exemplo para multiplicar
A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, agradeceu a parceria do município que cedeu o espaço e também as mudas. Ela também parabenizou os estudantes presentes. “O plantio de árvores é um gesto simples, mas profundamente simbólico. Oferecemos nossa contribuição para a sustentabilidade do planeta. Com este plantio, o Tribunal deixa nesta área tão importante a sua marca, justamente agora, às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30). Esta ação também contribui para a conscientização desta nova geração", concluiu.
Luiz Fernando, 10 anos, que participou do plantio concorda. "É muito importante preservar para garantir a sobrevivência das futuras gerações", alertou. A chefe do Núcleo de Sustentabilidade e Inclusão do TRT-MG, que coordena o projeto, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, destacou que esta foi a quarta ação do projeto Verde Mais em 2025. “Foi mais uma ação concluída com sucesso e tenho certeza que a experiência ficará marcada para cada um dos envolvidos". Ela também adiantou que ainda este ano haverá um novo plantio de árvores em área que está sendo definida.

O legado do Projeto Verde Mais
O Projeto Verde Mais é uma iniciativa do TRT-MG que nasceu da crença de que pequenas ações podem gerar grandes transformações. A Justiça do Trabalho, alinhada às políticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabeleceu a meta de neutralidade de carbono até 2030, por meio do programa "Justiça Carbono Zero". Para isso, diversas ações de medição, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão sendo implementadas nos tribunais trabalhistas. Entre elas está o plantio de mudas. “Cada árvore que plantamos é um ato concreto de responsabilidade e fortalecimento com a comunidade”, concluiu a presidente.