Semana da Servidora e do Servidor dedica dia aos aposentados do Tribunal
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
O TRT-MG celebrou o Dia do Idoso com palestra, oficina de dança, lançamento de livro e serviços para aposentados. A ação integra a Semana da Servidora e do Servidor, que promove saúde emocional e equilíbrio entre tecnologia e relações humanas. O evento também contou com atualizações cadastrais e informações sobre o novo plano de saúde.
Saiba mais sobre esta iniciativaEm 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Mais de uma década depois, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, que estabeleceu o Estatuto do Idoso, motivando a celebração do Dia Nacional do Idoso no Brasil nessa mesma data.
Nesta data emblemática, em 1º de outubro de 2025, o TRT-MG promoveu uma tarde especial dedicada aos seus aposentados, com uma programação que incluiu palestra, oficina de dança e o lançamento de um livro. Durante o evento, os participantes também atualizaram seus dados cadastrais junto à Secretaria de Pessoal, realizaram provas de vida para garantir o recebimento dos proventos de aposentadoria e pensão, e conheceram mais sobre o novo plano de saúde do Tribunal.
A Semana
A Semana da Servidora e do Servidor é um evento anual promovido pela Diretoria-Geral do TRT-MG, que celebra e valoriza os profissionais do órgão. O tema deste ano, “Conexões Saudáveis: tecnologia e equilíbrio”, buscou refletir sobre a importância de equilibrar o uso da tecnologia com os vínculos humanos, priorizando a saúde emocional e mental.
O 2º vice-presidente e diretor da Escola Judicial do TRT-MG, Emerson José Alves Lage; e a diretora-geral Patrícia Reis compuseram a mesa de honra inicial das atividades desta quarta-feira, 1/10
Corpos em movimento
As primeiras atividades do dia destacaram a importância de manter o corpo ativo para uma terceira idade saudável e com qualidade de vida. O fisioterapeuta Felipe Silva Swets reforçou que não existe fórmula mágica para o envelhecimento, mas hábitos saudáveis são fundamentais. Ele enfatizou que realizar apenas tarefas domésticas não basta e que é preciso praticar atividades físicas constantes. Ele ainda indicou três práticas para a longevidade: “Mexa-se todos os dias; durma bem e se alimente conscientemente; cultive conexões: corpo ativo, mente ativa, relações ativas”.
Na sequência, o público colocou a teoria em prática. O Grupo Corpo Cidadão, uma Organização da Sociedade Civil fundada pelo Grupo Corpo, conduziu uma oficina de dança para os aposentados do Tribunal, com dinâmicas para estimular o movimento corporal e a integração entre as pessoas. Para o arte-educador Werner Glick, “a dança contribui muito para a saúde, ajudando na flexibilidade e evitando o enrijecimento das articulações. Dançar e se movimentar são essenciais para manter mobilidade e autonomia sobre os nossos corpos”, avaliou.
Leis e Letras
Encerrando as atividades do dia, o Projeto Leis e Letras, do Centro de Memória/Biblioteca do TRT-MG, lançou o livro O Tempo Ensina: Desafios, Direitos e Bem-Estar na 3ª Idade, da série Juventude Continuada. A obra coletiva, coordenada pelo servidor Henrique Olegário Pachêco, reúne textos de servidores, aposentados, professores convidados e estagiários do Tribunal. “O livro propõe um diálogo entre gerações e convida à reflexão sobre as perspectivas da terceira idade”, destacou Pachêco.
Programação
A Semana da Servidora e do Servidor será encerrada na sexta-feira (3/10) com o lançamento de uma obra literária escrita por servidores, palestra sobre os impactos do uso excessivo de tecnologias, além de oficina e espetáculo de dança. Confira a programação completa no hotsite oficial.