Solenidade marca o início da 20ª Semana Nacional de Conciliação no TRT-MG
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Na manhã desta segunda-feira (3/11), o TRT-MG promoveu a abertura a abertura da 20ª Semana Nacional de Conciliação, que acontece em todo o Poder Judiciário de 3 a 7 de novembro. Nesse período, há um esforço do Poder Judiciário para solucionar processos por meio de acordos. A edição deste ano ocorre sob o slogan "Conciliar é legal".
Saiba mais sobre esta iniciativaA abertura da 20ª Semana Nacional de Conciliação na Justiça do Trabalho mineira ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (03/11), com evento realizado no Plenário 2 do Edifício-Sede. De 3 a 7 de novembro, a semana envolve o conjunto do Poder Judiciário brasileiro num esforço para buscar solucionar processos por meio de acordos. A edição deste ano se apresenta com o slogan “Conciliar é legal”.

Desembargadores Sebastião Geraldo de Oliveira (1º vice-presidente) e Denise Alves Horta (presidente) na abertura da 20ª Semana Nacional de Conciliação
A presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, foi a primeira a falar e lembrou que a conciliação é o método escolhido pelo Judiciário para disseminar o diálogo e a paz social. Para ela, a semana é uma oportunidade para reforçar os valores transformadores da Justiça, pois a conciliação é o caminho da empatia, da escuta e de cooperação. É uma forma de solucionar processos de forma mais célere, econômica e acessível, já que por advir de um acordo livre e responsável, traz maior possibilidade de cumprimento. Em resumo, qualificou a conciliação como um “ato de cidadania” e um “olhar para o futuro que deixa o passado totalmente solucionado”.
Em seguida teve a fala do 1º vice-presidente e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT-MG, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, que também é presidente eleito para a próxima administração. O desembargador disse que a Semana Nacional de Conciliação de todo o Judiciário brasileiro surgiu por influência da Justiça do Trabalho e de sua tradição conciliatória. Segundo ele, essa característica histórica da Justiça Trabalhista vem da necessidade de resolver com rapidez demandas com natureza alimentar. Ele fez referência ao significado duplo do slogan “Conciliar é legal”, em que a palavra “legal” expressa a previsão legal e o aspecto positivo de uma solução que traz harmonia na solução dos conflitos.
Os valores e as vantagens da conciliação
A supervisora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º Grau (Cejusc-2), juíza Andrea Rodrigues de Morais, também presente ao evento, comemora que o Centro marcou mais de 300 audiências para a semana. Ela avalia que o período de realização da semana favorece a uma maior disposição das partes para o acordo, já que o fim de ano está ligado à ideia de solucionar assuntos passados. Além disso, trabalhadores têm gastos relacionados à época e empresas buscam consolidar metas e resultados. Junto a isso, ela também cita a influência dos sentimentos suscitados nesta época do ano.
A abertura da 20ª Semana Nacional da Conciliação no TRT-MG também contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência, Renato de Paula Amado, da supervisora e da coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau (Cejusc-1), juízas Hadma Christina Murta Campos e Maritza Eliana Isidoro, do vice-presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região (Amatra3), juiz Washington Timóteo Teixeira Neto, e da diretora da Associação Mineira da Advocacia Trabalhista (Amat) e conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB/MG), Sara Costa Benevides