Trabalho Seguro vai a escola técnica em BH
Resumo em texto simplificado
Em mais uma ação do Programa Trabalho Seguro, o desembargador Marcelo Pertence, gestor regional, participou de uma atividade na escola Grau Técnico, em Belo Horizonte, na sexta-feira (13/9). Ele apresentou aos 50 alunos do curso técnico de administração uma exposição sobre a Justiça do Trabalho, sua origem e competências, além da evolução do trabalho ao longo da história, incluindo a Revolução Industrial e o surgimento das organizações sindicais. O desembargador também destacou a importância da CLT e alertou sobre o alto número de acidentes de trabalho no Brasil. Ao final, os alunos receberam kits sobre trabalho seguro.
Saiba mais sobre esta iniciativaEm mais uma ação do Programa Trabalho Seguro, o gestor regional, desembargador Marcelo Pertence, participou, na tarde desta sexta-feira (13/9) de muito calor e baixa umidade em Belo Horizonte, na escola Grau Técnico, de mais uma atividade com estudantes. Na escola, 50 alunos do curso técnico em administração, com idades entre 16 e 18 anos, ouviram atentos uma exposição do desembargador.
Ele falou primeiro sobre a Justiça do Trabalho, sua origem e suas competências e depois lembrou a história do trabalho, citado na bíblia como castigo, até alcançar a Revolução Industrial. Depois ele abordou as organizações sindicais e a importância delas para os trabalhadores. Sobre o trabalho no Brasil, Marcelo Pertence destacou a criação da CLT que considera, pela primeira vez no país, o trabalho da mulher e do menor, a jornada de trabalho e normatiza direitos.
O desembargador explicou que continua elevado o número de acidentes de trabalho e de doenças profissionais no país e que muitas empresas desprezam a prevenção, como no caso do rompimento da barragem de Brumadinho em 2019. Finalizando o encontro, os alunos do Grau Técnico receberam um kit com itens alusivos ao trabalho seguro.