Plataforma premiada do TRT-MG é apresentada em Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário
O Centro de Memória do TRT-MG, vinculado à Escola Judicial, marcou presença no 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), realizado em Goiás, entre os dias 6 e 9/5. O evento, com o tema “Memória, Cultura e Diversidade”, foi organizado pelo Tribunal de Justiça de Goiás, Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18).
A primeira boa prática apresentada no evento foi a plataforma interativa da exposição “Trabalho & Cidadania”, premiada em 2024, implantada pelo Regional mineiro. A apresentação foi feita pela servidora Maria Aparecida Carvalhais Cunha, gestora do Centro de Memória do TRT-MG, que expôs a ferramenta. Com tecnologia tátil, acessibilidade em Libras, audiodescrição e conteúdo histórico, a plataforma oferece uma linha do tempo, galeria de ex-presidentes, mapa das varas do trabalho de Minas e acervo audiovisual, integrando ações educativas com escolas e promovendo o acesso amplo à memória institucional. O evento trouxe perspectivas sobre a importância da valorização e preservação da história da Justiça e de suas instituições. A exposição virtual “150 anos - 7 Tribunais”, organizada de forma conjunta pelos Tribunais de Justiça do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo, também foi tema de palestra do 5º Enam.
Maria Aparecida Carvalhais Cunha, gestora do Centro de Memória do TRT-MG. apresenta a plataforma interativa premiada "Trabalho & Cidadania" no 5º Enam, em Goiás