Você está aqui:

Alunos de Direito participam de eventos do Justiça e Cidadania e do Comitê de Equidade no TRT-MG

publicado: 21/06/2024 às 09h43 | modificado: 21/06/2024 às 16h48

O TRT-MG recebeu, nesta semana, estudantes de Direito que participaram de atividades voltadas à formação jurídica, como assistir a sessões de julgamento e atuar em audiências simuladas conduzidas por magistrados da casa.

Na última terça-feira (18/6), no prédio-sede, foram recebidos alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera/Pitágoras que participaram de sessão de julgamento da Segunda Turma, visita mediada à exposição Trabalho e Cidadania e de audiência simulada conduzida pelo juiz Marcelo Oliveira da Silva, titular da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. A atividade foi promovida pelo programa Justiça e Cidadania do Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG.

Alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera/Pitágoras durante visita ao TRT-MG 

Veja Galeria de Fotos da visita

Equidade

Já na quarta-feira (19/6), alunos do 9º período de Direito da Faculdade Milton Campos assistiram parte da sessão de julgamento da Terceira Turma do TRT-MG, presidida pelo desembargador Marcelo Moura Ferreira. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de observar a sustentação oral de advogados que compareceram presencialmente ou de forma telepresencial bem como acompanhar os votos dos desembargadores.

Em seguida, no saguão do prédio-sede, foi realizada uma audiência simulada conduzida pela desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini, gestora regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e coordenadora do Programa RECAJ-UFMG – Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça pela via dos Direitos e Solução dos Conflitos.

A audiência tratou de um caso voltado à discriminação por orientação sexual. A ação teria sido apresentada por uma empregada dispensada após cortar o cabelo e desagradar seu superior hierárquico. Nos papéis de advogados, preposto, reclamante e testemunhas, os alunos apresentaram petição inicial e contestação e também foram colhidos depoimentos usados para instruir os autos. Ao final do processo, as partes chegaram a um acordo. Atividade foi desenvolvida em parceria com o Centro de Memória/Escola Judicial. 

Alunos do curso de direito da Faculdade Milton Campos durantes sessão da Terceira Turma do TRT-MG

Veja Galeria de Fotos da Visita

Justiça e Cidadania

O Programa Justiça e Cidadania desenvolvido pelo Centro de Memória/ Escola Judicial do TRT-MG promove ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.

Visualizações: