Você está aqui:

TRT-MG recebe alunos de Direito pelo Programa Justiça e Cidadania

publicado: 06/05/2025 às 18h32 | modificado: 06/05/2025 às 22h04
Resumo em texto simplificado

O TRT-MG recebeu, na segunda e terça-feira (5 e 6/5), estudantes do curso de Direito das Faculdades Doctum de Carangola e Kennedy de Minas Gerais, em mais uma edição do Programa Justiça e Cidadania. A atividade incluiu a participação em uma sessão de julgamento, uma visita guiada à exposição “Trabalho e Cidadania” e a realização de uma audiência simulada.

Saiba mais sobre esta iniciativa

O TRT-MG recebeu, nesta terça-feira (6/5), estudantes do curso de Direito da Faculdade Doctum de Carangola, acompanhados pelo professor Alan Bernardo, em mais uma edição do Programa Justiça e Cidadania. A visita começou com o acompanhamento dos alunos em uma sessão de julgamento no edifício-sede do Tribunal.

Em seguida, participaram de uma visita mediada à exposição “Trabalho e Cidadania”, guiada pela equipe do Centro de Memória. No mesmo local, realizaram uma audiência simulada conduzida pela juíza do trabalho substituta Raquel Drummond de Andrade. Na simulação, os estudantes assumiram papéis de reclamante, advogados, testemunhas e preposto sobre o caso envolvendo um caminhoneiro que fez uso de medicamento (rebite) para cumprir um prazo exigido pelo empregador, mas acabou tendo complicações e se envolveu em um grave acidente.

Justiça e Cidadania

Para o professor Alan Bernardo, a atividade representa uma oportunidade única para os alunos. “Somos do interior de Minas, e muitos desses jovens nunca tiveram a chance de vivenciar algo assim e talvez alguns nunca tenham novamente. É essa experiência no Tribunal que realmente os ajuda a avançar, a enxergar com outros olhos a profissão que escolheram”, destacou.

A estudante Letícia Martins da Silva também compartilhou sua percepção sobre a atividade. “São vivências que fogem totalmente à nossa rotina. Por isso, essa experiência tem sido muito rica e edificante”, afirmou.

Faculdade Kennedy de Minas Gerais

No dia anterior (5/5), alunos da Faculdade Kennedy de Minas Gerais também participaram do Programa Justiça e Cidadania. A programação contou com o acompanhamento de uma sessão da 7ª Turma do TRT-MG, uma visita guiada à exposição “Trabalho & Cidadania” e uma audiência simulada conduzida pela juíza titular da 40ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e gestora de 1º Grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, Renata Lopes Vale.

Justiça e Cidadania

Segundo a professora Mirelle Fernandes, que costuma trazer seus alunos ao Tribunal a cada semestre, o programa é essencial para aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Essa experiência contribui para uma formação mais completa e permite que os estudantes se familiarizem com o ambiente do Tribunal desde cedo”, explicou.

Veja galeria de fotos de terça-feira (6/5)

Veja galeria de fotos de segunda-feira (5/5)

Visualizações: