Uso de novas tecnologias é pauta no 3º Encontro de Lideranças
Resumo em texto simplificado
O 3º Encontro de Lideranças do TRT-MG reuniu magistrados e servidores para promover troca de experiências, capacitação em liderança e uso de tecnologias, incluindo inteligência artificial. O evento destacou a importância da inovação, da conciliação e da colaboração entre as equipes. Palestras abordaram desafios atuais e o papel das novas ferramentas no aprimoramento da Justiça do Trabalho.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta sexta-feira (6/6), a Diretoria-Geral promoveu o 3º Encontro de Lideranças 2025, reunindo magistrados e servidores de 1º grau em um espaço de intercâmbio de ideias e experiências. O objetivo foi aperfeiçoar práticas de liderança e aprofundar o conhecimento sobre as novas ferramentas tecnológicas já adotadas no Tribunal. O evento teve como público-alvo diretores de Secretaria, chefes de Núcleo do Foro e de Postos Avançados e servidores de 1º grau, que puderam participar presencialmente.
A presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, realizou a abertura do evento e destacou sua importância. “O presente Encontro tem relevância na discussão de práticas inovadoras e na troca de experiências entre lideranças organizacionais da capital e do interior do TRT mineiro, de modo a favorecer o aprimoramento profissional e a melhoria do clima institucional”.
Representantes do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação e do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec) também participaram do evento.
O desembargador Delane Marcolino Ferreira, coordenador do Subcomitê, ressaltou: “Este Encontro é uma excelente oportunidade para discutir o tema do assédio com os gestores do Tribunal, levando a eles as diretrizes fundamentais da nossa política institucional”. Já o 1º vice-presidente do TRT-MG e coordenador do Nupemec, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, enfatizou os benefícios da cultura da conciliação no Judiciário Trabalhista.

Ancestrais do Futuro
A primeira palestra do dia foi ministrada pela executiva do mercado da tecnologia e diretora da Thoughtworks, Grazi Mendes. Intitulada “Ancestrais do futuro: qual a mudança que a sua caneta alcança?”, a apresentação abordou os impactos das transformações tecnológicas no mundo corporativo e institucional.
“O mundo vive uma grande transformação, principalmente com a utilização das inteligências artificiais, que como uma tecnologia abrangente vai mudar tudo. É como se fosse a descoberta da energia elétrica”, comparou a palestrante. Ela ainda complementou. “Isso faz com que qualquer profissional e também o judiciário precise aprender muito rapidamente como utilizar essas ferramentas para complementar o trabalho. Contudo, é importante dizer que essa tecnologia não vai substituir as tecnologias humanas, a tecnologia da escuta, a tecnologia de questionar se aquilo que a gente está fazendo está reproduzindo vieses”.
A palestrante também provocou outros tipos de reflexão no público: “A nossa história molda a forma como a gente age hoje e como projetamos novos futuros. Os nossos passos e nossas decisões impactam nas próximas gerações. Somos ancestrais do futuro, então a gente precisa honrar o que foi construído antes de nós, para que assim a gente possa construir algo melhor para quem vem depois”, concluiu.
IA, uma aliada da Justiça
Abrindo as atividades do turno da tarde, o juiz Leandro Wehdorn Ganem apresentou “Inteligência Artificial: como usar os recursos a favor do 1º grau”, demonstrando como a IA pode ser aplicada de forma ética e segura para otimizar a atuação judicial.
Segundo Ganem, “estamos passando por esse processo de inovação, de um mundo novo que, às vezes, gera um certo temor e risco de como a gente vai lidar com isso. Isso mexe muito com o mercado de trabalho lá fora e nós, da Justiça do Trabalho, precisamos estar adaptados e nos prepararmos não só para conseguir utilizar esses recursos a nosso favor, mas também atender a demanda que vai surgir em virtude dessa utilização nos outros ramos jurídicos”.
Integração
Na sequência, diretores de secretaria e a servidora Gabriela de Lima e Souza, da Secretaria de PJe, e-Gestão e Tabelas Unificadas, realizaram um bate-papo com o público, reforçando a importância da tecnologia na rotina do TRT-MG. A conversa foi mediada pelas secretárias Flávia Mindelo (Apoio Judiciário) e Thaís da Costa Cruz (Governança e Estratégia).
Participaram da “Conversa integrada: tecnologia em pauta no TRT-MG”, os seguintes servidores: Flávio Henrique Gregório, diretor da 19ª VT Belo Horizonte; André Luiz de Andrade Santos, diretor da 26ª VT de Belo Horizonte; Thaís da Costa Cruz, secretária de Governança e Estratégia; Flávia Cerqueira Mindelo, secretária de Apoio Judiciário; Gabriela de Lima e Souza (Secretaria de PJe, e-Gestão e Tabelas Unificadas; e Ricardo de Freitas Paixão, diretor de VT de Ubá
Para Flávio Henrique Gregório, diretor da 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, “as tecnologias são uma realidade, vivenciada em todos os ramos da sociedade e o judiciário não poderia ficar de fora dessa nova onda”. O diretor também avaliou que “com a crescente demanda do trabalho e com a carência de servidores e de mão de obra especializada, as tecnologias são fundamentais para agilizar o trabalho e aperfeiçoar os pontos que forem possíveis, sendo uma ferramenta indispensável no trabalho, tanto da 1ª quanto da 2ª instância”.
Encerramento
Encerrando a programação, representantes da Administração do TRT-MG conversaram com o público sobre os objetivos e projetos do Tribunal. Marília Diniz, diretora-geral em exercício, avaliou o evento e reforçou seus principais objetivos. “O Encontro de Lideranças foi concebido com o propósito de aproximar pessoas que ocupam cargos gerenciais do Tribunal ao promover um fórum de discussão para compartilhar tanto experiências positivas quanto desafios vivenciados”.
Representaram a Administração do TRT-MG, o diretor de administração Antônio Costa da Silva; o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, 1º vice-presidente; a desembargadora Denise Alves Horta, presidente; a diretora-geral em exercício Marília Diniz; a diretora de Gestão de Pessoas Bianca Kelly Chaves; e o assessor técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gustavo Nunes Ferreira
Marília ainda completou. “Muitas vezes, quando o servidor está lotado numa área determinada, seja na área judiciária ou administrativa, ele não entende o trabalho do outro e, por isso, não tem uma empatia sobre qual é a situação vivenciada pelo outro lado, daquele que atua de forma diferenciada. Então, é um momento frutífero que aproxima as pessoas e forma uma nova identidade coletiva e cooperativa entre os líderes de gestão”.
A opinião foi compartilhada pelo diretor da 19ª VT de Belo Horizonte, Flávio Henrique Gregório. “Além do aspecto institucional, do aprendizado, de agregar conhecimento, esse lado humanitário de a gente trocar experiências e conviver com os colegas, principalmente, os mais distantes, é fundamental para o crescimento pessoal e institucional”, concluiu.