Centro Cultural do TRT-MG é palco do lançamento do livro “Antes que acabe, e que o mundo desabe”
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Na noite de quarta-feira, 10/09/2025, Ricardo Rachid, escritor desde os 13 anos de idade e servidor do Tribunal Regional do Trabalho, compareceu ao Centro Cultural para o lançamento do seu décimo livro, intitulado “Antes que acabe, e que o mundo desabe”.
A obra, além de celebrar os sonetos, um tipo de poema que vem sendo esquecido ao longo dos últimos anos na literatura brasileira, evidência a resistência à imediaticidade estimulada pelas redes sociais.
Em uma entrevista prévia, Rachid explica que, “De maneira bem simplória, eu diria que soneto é um poema com rimas, composto por 14 versos, geralmente distribuídos em 2 estrofes de 4 versos e 2 estrofes de 3 versos, mas no livro eu fiz os 14 versos em uma única estrofe”.
O autor contou que começou a escrever sonetos por inspiração de uma grande amiga e escritora, Angela Paula Lima. “Fui convidado por ela, numa espécie de desafio, a dialogar com sonetos e, nessas conversas poéticas, criei os meus. Depois de alguns anos, fui aprovado numa chamada de originais da Editora Litteralux e resolvemos publicá-los”.
A noite celebrou a literatura brasileira e contou com uma sessão de autógrafos e um bate-papo animado com Rachid, reunindo amigos, familiares, servidores e leitores de poesia no Centro Cultural, um espaço histórico e único na região central da cidade.
Por Luiz Philippe Lopes.