Você está aqui: Início / Transparência / Auditorias / Auditoria Interna

Auditoria Interna

publicado 13/12/2021 11:20, modificado 17/12/2021 23:55

Propósito e missão

A auditoria interna tem por propósito contribuir para o alcance dos objetivos do Tribunal, mediante enfoque sistemático de avaliação e consultoria, a fim de agregar valor e aperfeiçoar as operações do órgão, e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de governança corporativa e de integridade, assim como apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Por sua vez, a missão da auditoria interna é aumentar e proteger o valor organizacional, fornecendo avaliações e consultorias objetivas, baseadas em risco.

Nesse contexto, no âmbito do TRT/MG, compete à Secretaria de Auditoria Interna (SEAUD) o exercício da atividade de auditoria interna e, para tanto, deve planejar suas atividades, conforme previsto nas Diretrizes Técnicas das Atividades de Auditoria Interna Governamental do Poder Judiciário (DIRAUD-Jud), Resolução CNJ n. 309, de 11 de março de 2020, e no Estatuto de Auditoria Interna da Justiça do Trabalho (ESAUD-JT), Resolução CSJT n. 282, de 26 de fevereiro de 2021.

No processo de elaboração dos planos de auditoria interna, a SEAUD considera os objetivos estratégicos do TRT/MG, bem como a análise de riscos realizada pelas unidades auditadas.

Plano de Auditoria de Longo Prazo (PALP) 

O PALP tem como objetivo definir, orientar e planejar as ações de auditoria a serem desenvolvidas pela unidade de auditoria do Tribunal e deverão conter, no mínimo, as áreas/temas auditáveis em sentido amplo e os objetivos das avaliações de cada área/tema.

Plano Anual de Auditoria (PAA) 

O PAA contempla as ações de auditorias a serem realizadas pela unidade de auditoria, devendo consignar o planejamento e a programação das atividades de auditoria do Tribunal para um exercício.

Na elaboração do PAA, a unidade de auditoria considera, dentre outros fatores, metas e objetivos traçados nos instrumentos de planejamento estratégico, orçamentário e financeiro; manter alinhamento ao PALP; determinações ou recomendações expedidas pelos órgãos de controle externo e interno; diretrizes do CNJ e CSJT.

 

Acesso aos Planos de Auditoria Interna de exercícios anteriores.

 



Secretaria de Auditoria Interna auditoria [arroba] trt3.jus.br