Você está aqui: Início / Carrossel / Páginas para banner / Solidariedade Literária e atendimento socioeducativo de adolescentes em Ribeirão das Neves

Solidariedade Literária e atendimento socioeducativo de adolescentes em Ribeirão das Neves

publicado 20/08/2021 14:48, modificado 10/09/2021 16:02
Imagem: um jovem adolescente sentado no chão lendo um livro. Texto: Doe livros de 23 de agosto a 30 de outubro. Doação de livros literários para o Centro Socioeducativo Ribeirão das Neves.

Todos os anos, a Biblioteca do TRT-MG organiza campanha interna de doação de livros literários a serem destinados para comunidades vulneráveis. Em 2021, os livros arrecadados pela campanha "Solidariedade Literária" serão encaminhados à Unidade Socioeducativa da cidade de Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Eles serão utilizados para a implementação do acervo da biblioteca da instituição e visam a contribuir para o incremento do hábito de leitura e para o incentivo à educação como mecanismo de transformação social para os jovens internos e seus familiares.


O Centro Socioeducativo de Ribeirão das Neves é uma instituição governamental, vinculada à Secretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) do Estado de Minas Gerais, que atende adolescentes autores de atos infracionais do sexo masculino, com idade entre 15 e 21 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação ou de internação provisória. Atualmente, a unidade atende cerca de 30 adolescentes. As ações e as intervenções promovidas pelo Centro Socioeducativo em relação aos adolescentes, a seus familiares e aos funcionários da unidade têm como diretrizes centrais a reeducação, a responsabilização do jovem, a ruptura de sua trajetória infracional, o resgate da convivência familiar e o incentivo aos estudos.

Nesta edição da campanha, o período para doações se inicia em 23 de agosto e termina em 30 de outubro de 2021. Os livros de literatura, em prosa ou versos (romances, poemas, etc.) podem ser enviados por malote ou entregues pessoalmente na sede da Biblioteca do Tribunal localizada na Avenida Getúlio Vargas, 265, Prédio Anexo, Bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG, CEP: 30112-900. Disponibilizaremos caixas de coletas nos prédios da Rua Curitiba e Goitacazes para arrecadação dos livros. A cerimônia de entrega será realizada em evento próprio, em que estão previstas palestras sobre a importância da educação, do hábito de leitura e do trabalho seguro.

Contamos com sua solidariedade para levarmos literatura e esperança e contribuirmos para o futuro dos jovens e de suas comunidades.

Seção de Publicidade secom.arte [arroba] trt3.jus.br