Aberto Seminário Internacional do Trabalho Decente no TST
Seminário Internacional Trabalho Decente no Tribunal Superior do Trabalho foi aberto, nesta terça-feira, 1/8, em Brasília. Na abertura do evento, o presidente do TST, ministro Lélio Bentes Corrêa, destacou que a proteção integral e prioritária à criança e ao adolescente é um dever não apenas da família, mas também da sociedade e do Estado. “O estado não apenas pode como tem o dever de intervir para garantir uma vida digna a todas as pessoas e protegê-las de todo tipo de superexploração e violência nas relações de trabalho”.
O ativista indiano Kailash Sathyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014, abriu o evento com a frase: “As mãos podem estar vazias, mas o coração está sempre cheio de soluções”. “Estou falando de uma compaixão ativa, de uma compaixão em ação”, “Creio que todos nós nascemos com dois dons naturais: consciência e compaixão. O que precisamos é ampliar esse círculo de compaixão para além da família e dos amigos”, afirmou.
Caminhada
Foi a compaixão que o motivou, em 1981, a agir para resgatar 36 crianças de uma fábrica de tijolos em Delhi. Depois de deixar a carreira de engenheiro eletricista para se dedicar à luta contra o trabalho infantil por meio de panfletos e publicações, Kailash recebeu a visita dos pais de uma jovem, então com 15 anos, que estava presa no local e seria vendida para prostituição. Decidiu, então, gerar uma mobilização que culminou com uma decisão da Suprema Corte que libertou todas as crianças e jovens do local. O resgate marcou o início de um movimento que, até hoje, já libertou mais de 80 mil crianças de diversas formas de escravidão e contribuiu para sua reintegração social. O seminário é realizado na sede do TST, em Brasília ,e será encerado nesta quinta-feira, 3/8.
Confira a programação completa do seminário
Presentes ao seminário, os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro desembargador Marcelo Pertence, a juíza Sandra Generoso e o ministro do TST Alberto Balazeiro, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro e a desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem em MG.
Vitória Macedo Linhares Salgado , servidora do TRT-MG, juíza Sandra Generoso, ministro do TST Evandro Valadão, gestor nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima e desembargador Marcelo Pertence.
Ministro do TST e diretor da Enamat, Maurício Godinho Delgado, e a desembargadora do TRT-MG Paula Oliveira Cantelli participaram de lançamento de livro durante o seminário, no TST.