TRT-MG promove eventos ligados ao Abril Verde

publicado 25/04/2018 15:00, modificado 21/10/2018 11:22

Neste mês, o TRT-MG apoia e organiza diversos eventos durante a campanha de âmbito nacional Abril Verde. Através do Programa Trabalho Seguro, coordenado pelo TST e CSJT,  do Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde do TRT-MG, e em parceria com a Escola Judicial, as iniciativas objetivam alertar a sociedade e o público interno para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças decorrentes da atuação profissional.

Engajada no movimento, a coordenadora regional do Programa Trabalho Seguro, desembargadora Denise Alves Horta, faz palestra, na próxima sexta-feira (27), às 9 horas, em evento realizado pela Associação Mineira de Engenharia de Segurança (Ames), sobre as repercussões da reforma trabalhista na saúde e segurança do trabalhador. A palestra será no auditório da UNA, na Rua Aimorés, 1.451, bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Mais informações aqui.

O Tribunal também oferece, para magistrados e servidores, o curso semipresencial “Conversando sobre Saúde e Segurança: Riscos Psicossociais no Trabalho” que terá duas etapas, sendo a primeira presencial, em 26 de abril, e a etapa a distância, entre 17 de maio e 29 de junho. Os formadores serão a psicóloga Luciana Xavier Passeado, a médica Ciwannyr Machado de Assumpção e o médico psiquiatra Thomas Martins de Almeida. Os objetivos do curso são compreender o que são os riscos psicossociais laborais, sua relação com a gestão e organização do trabalho, com o estresse ocupacional, com o sofrimento e com o adoecimento, bem como elucidar formas de tratamento desses riscos e suas consequências na Instituição.

Nos dias 11 e 18 de abril, o TRT-MG realizou dois módulos de aulas do curso presencial da Escola Judicial chamado “Saúde do Coração – conhecer para prevenir”. Os formadores do curso foram os cardiologistas do Tribunal Marcelo Martins Pinto Filho e Beatriz Eugênia Gomes Quirino, que abordaram  a prevenção de doenças, conceitos de saúde e vida saudável, estressores sociais, alimentação saudável, riscos à saúde, as causas e os efeitos das doenças cardiovasculares mais graves. O diabetes e o tabagismo, duas das maiores causadoras de complicações cardíacas, mereceram grande atenção. 

Durante o mês foi lançado ainda o Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador. Conceitos - Definições - História - Cultura. Organizado pelo professor René Mendes, titular de Medicina Preventiva e Social na Universidade Federal de Minas Gerais (1991-1997), assistente-doutor da Unicamp (1977-1991) e associado sênior da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University (Baltimore, EUA, 1983-2014), o dicionário é uma obra coletiva que reúne verbetes sobre o tema de 522 autores nacionais e estrangeiros.

Antes de abrir a sessão do Tribunal Pleno do dia 12 de abril, o presidente do Tribunal, desembargador Marcus Moura Ferreira, concedeu a palavra à desembargadora Denise Alves Horta, que salientou a participação da instituição no Abril Verde, e  reforçou a importância de as pessoas que trabalham no TRT-MG cuidarem da saúde.

Dia Mundial

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho em 2003, em razão de acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi batizada de Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho pela Lei 11.121, de 2005.

 

 

 

 

 

 

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br