Você está aqui:

Agosto Dourado: Escola Judicial do TRT-MG inaugura sala de amamentação

publicado: 21/08/2024 às 14h57 | modificado: 21/08/2024 às 14h57
Resumo em texto simplificado

No Agosto Dourado, o TRT-MG inaugura uma sala de amamentação na Escola Judicial, beneficiando lactantes internas e externas. No Foro Trabalhista de Belo Horizonte, há uma sala semelhante no 4º andar. A campanha Agosto Dourado, promovida pela Lei Federal 13.347/2017 e apoiada pela OMS, destaca a importância do leite materno para a saúde infantil e materna.

Saiba mais sobre esta iniciativa

No mês dedicado à promoção do aleitamento materno, a Escola Judicial do TRT-MG (Rua dos Guaicurus, 203, Centro, Belo Horizonte), atendendo ao pedido da presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, inaugura uma sala destinada à amamentação. Esta iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Material e Logística e a Secretaria de Gestão Predial.

O espaço está disponível para as lactantes que sejam magistradas, servidoras, estagiárias, terceirizadas do TRT-MG, bem como advogadas, procuradoras, defensoras públicas e quaisquer outras pessoas pertencentes ao público externo que precisem do espaço para amamentar ou para cuidados com os recém-nascidos e crianças pequenas. Todos os vigilantes, porteiros e recepcionistas da Escola Judicial foram orientados a permitir a entrada dessas pessoas no local.

Sala de amamentação na Escola Judicial do TRT-MG

Foro de BH

No prédio do Foro Trabalhista de Belo Horizonte (Rua Goitacazes, 1475, Barro Preto) já existe uma sala de amamentação destinada às lactantes. O espaço fica no 4º andar do prédio, na Seção de Assistência Médica e Perícia, no consultório 3.

Agosto Dourado

A campanha do Agosto Dourado foi instituída pela Lei Federal 13.347/2017 e tem como símbolo a cor dourada, escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”.

De acordo com a OMS, a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Após a introdução alimentar, a orientação é que a amamentação seja mantida até os dois anos do bebê ou mais.

Vale destacar que a amamentação não apenas fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, mas também reduz até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Além disso, a cada ano de amamentação, o risco de desenvolver câncer de mama é reduzido em 6% para a mãe.

Visualizações: