Sistema eSocial concentrará informações trabalhistas de empregados

publicado 27/08/2018 17:02, modificado 21/10/2018 11:13

A partir de 1º de julho todos os empregadores devem utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial. Esse sistema, criado pelo Governo Federal, possui, de forma unificada, todas as informações relativas aos trabalhadores brasileiros: como folhas de pagamento, contribuições previdenciárias, aviso prévio, comunicação de acidente de trabalho e informações sobre o FGTS. 

Na prática, as empresas, que já tinham todos esses dados em papel e em sistemas próprios, agora irão enviá-los ao governo, periodicamente, por meio digital. Isso trará mais segurança e agilidade na disponibilização de dados sobre os empregados, além de diminuir erros de cálculos de benefícios.Na reportagem especial do Jornada dessa semana vamos conhecer como o sistema funciona e como a Justiça do Trabalho vai colaborar com ele, a partir da disponibilização do código-fonte do sistema eSocial-JT.

Em Cuiabá, Mato Grosso, cinco jornalistas escrevem um livro baseado em decisões judiciais do TRT da 23ª Região. A obra também faz parte das comemorações dos 25 anos do tribunal. O quadro Tá Explicado vai mostrar o passo a passo para ajuizar uma ação trabalhista.  E o Meu Trabalho é uma Arte traz o talento de um artista plástico que mescla paisagens e monumentos de Brasília com desenhos feitos a mão livre.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h, quartas-feiras, às 19h30, quintas-feiras, às 7h e sábados e domingos, às 6h. As edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no YouTube: www.youtube.com/tst

Visualizações: