Alunos da Escola da Serra e Grau Técnico participam de atividades no TRT-MG
Resumo em texto simplificado
Estudantes do ensino fundamental e técnico visitaram o TRT-MG para atividades organizadas pelo Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com programas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Alunos do ensino fundamental participaram de uma audiência simulada, discutindo a realidade do trabalho no Brasil, enquanto estudantes do curso técnico assistiram a um julgamento e participaram de uma simulação sobre segurança no trabalho. As visitas incentivaram a reflexão sobre a história do trabalho e a cidadania no país.
Saiba mais sobre esta iniciativaEstudantes do ensino fundamental e técnico visitaram o TRT-MG para atividades desenvolvidas pelo Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com os Comitês Regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e do Programa Trabalho Seguro, ambos, desenvolvidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os alunos realizaram visita mediada ao espaço da Exposição Trabalho & Cidadania, que incentiva a reflexão sobre a história do trabalho e a cidadania no país.
Segurança no trabalho
Nesta terça-feira (13/8), o Tribunal recebeu os alunos do Curso Técnico em Recursos Humanos-Disciplina Legislação Trabalhista e Previdenciária. A atividade foi uma edição temática sobre segurança no trabalho, desenvolvida pelo Programa Justiça e Cidadania do Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com o Programa Trabalho Seguro.
Os 20 estudantes da Escola Grau Técnico (BH), acompanhados pela professora Mirthes Araújo, assistiram a uma sessão de julgamento da Segunda Turma do TRT-MG, no Plenário 1 do tribunal, além da visita guiada à exposição Trabalho & Cidadania. A audiência simulada, sobre um caso de acidente de trabalho, foi conduzida pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence.
Trabalho e cidadania
Os alunos do ensino fundamental da Escola da Serra (BH), com idades entre 12 e 14 anos, foram recebidos no Tribunal na última quinta-feira (8). A atividade do Programa Justiça e Cidadania incluiu visita ao plenário do TRT, onde ocorrem sessões de julgamento. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Eduardo Guimarães e Ana Clara Ferraz, da área de Ciências Humanas e Sociais.
Eles ainda participaram de uma audiência simulada conduzida pela juíza Cristiana Soares Campos, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem para o 1º grau. Os visitantes atuaram como reclamante, reclamado, advogados, testemunhas e secretário de audiência, a partir das peças de um processo fictício fornecido pelo Centro de Memória. O processo foi discutido com antecedência em sala de aula antes da visita.
Para a professora Ana Clara Ferraz, a atividade é muito importante para que os adolescentes conheçam a realidade do trabalho no Brasil e possam desenvolver uma visão crítica acerca do mundo em que vivem. Para ela, assim eles vão conseguir construir suas próprias opiniões.