Você está aqui:

Alunos da Escola da Serra e Grau Técnico participam de atividades no TRT-MG

publicado: 13/08/2024 às 14h55 | modificado: 14/08/2024 às 15h34
Resumo em texto simplificado

Estudantes do ensino fundamental e técnico visitaram o TRT-MG para atividades organizadas pelo Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com programas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Alunos do ensino fundamental participaram de uma audiência simulada, discutindo a realidade do trabalho no Brasil, enquanto estudantes do curso técnico assistiram a um julgamento e participaram de uma simulação sobre segurança no trabalho. As visitas incentivaram a reflexão sobre a história do trabalho e a cidadania no país.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Estudantes do ensino fundamental e técnico visitaram o TRT-MG para atividades desenvolvidas pelo Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com os Comitês Regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e do Programa Trabalho Seguro, ambos, desenvolvidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os alunos realizaram visita mediada ao espaço da Exposição Trabalho & Cidadania, que incentiva a reflexão sobre a história do trabalho e a cidadania no país. 

Segurança no trabalho

Nesta terça-feira (13/8), o Tribunal recebeu os alunos do Curso Técnico em Recursos Humanos-Disciplina Legislação Trabalhista e Previdenciária. A atividade foi uma edição temática sobre segurança no trabalho, desenvolvida pelo Programa Justiça e Cidadania do Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com o Programa Trabalho Seguro.

Os 20 estudantes da Escola Grau Técnico (BH), acompanhados pela professora Mirthes Araújo, assistiram a uma sessão de julgamento da Segunda Turma do TRT-MG, no Plenário 1 do tribunal, além da visita guiada à exposição Trabalho & Cidadania. A audiência simulada, sobre um caso de acidente de trabalho, foi conduzida pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence.

Alunos da Grau Técnico participam de audiência simulada conduzida pelo desembargador Marcelo Pertence

Trabalho e cidadania

Os alunos do ensino fundamental da Escola da Serra (BH), com idades entre 12 e 14 anos, foram recebidos no Tribunal na última quinta-feira (8). A atividade do Programa Justiça e Cidadania incluiu visita ao plenário do TRT, onde ocorrem sessões de julgamento. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Eduardo Guimarães e Ana Clara Ferraz, da área de Ciências Humanas e Sociais. 

Eles ainda participaram de uma audiência simulada conduzida pela juíza Cristiana Soares Campos, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem para o 1º grau. Os visitantes atuaram como reclamante, reclamado, advogados, testemunhas e secretário de audiência, a partir das peças de um processo fictício fornecido pelo Centro de Memória. O processo foi discutido com antecedência em sala de aula antes da visita.

Para a professora Ana Clara Ferraz, a atividade é muito importante para que os adolescentes conheçam a realidade do trabalho no Brasil e possam desenvolver uma visão crítica acerca do mundo em que vivem. Para ela, assim eles vão conseguir construir suas próprias opiniões.

Alunos da Escola da Serra participam de audiência simulada

Veja aqui a galeria de fotos.

Visualizações: