Alunos da UFJF e da UNA visitam o TRT-MG
Foto: Leonardo Andrade
O Programa Justiça e Cidadania, que é uma iniciativa do Centro de Memória – Escola Judicial, promoveu atividades educativas, nesta quinta-feira (29), para 57 alunos de Direito, sendo 14 do Centro Universitário UNA de Contagem e 43 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na sede do Tribunal em Belo Horizonte.
A primeira turma, composta pelos alunos da UNA, acompanhados pela professora Gabriela Nogueira Xavier Matias, assistiram a uma sessão de dissídio individual julgada pela 1ª Turma. Após a sessão, os alunos foram conduzidos ao espaço da exposição Trabalho e Cidadania. Finalizando a visita na parte da manhã, os estudantes participaram de uma audiência simulada conduzida pela juíza da 42ª VT de BH, Gisele de Cássia Vieira Dias Macedo.
Já a segunda turma, formada pelos alunos da UFJF, participaram, em período integral, das atividades do Centro de Memória. Pela manhã, os estudantes conheceram o acervo de processos da Justiça do Trabalho, na rua Curitiba, por meio do Laboratório de Atividades Judiciais. À tarde, assistiram a uma sessão de dissídio coletivo. Ao final, houve uma visita guiada ao espaço da exposição Trabalho e Cidadania, que reconta parte da história do trabalho no Brasil.
Para o professor de Direito da UFJF, Flávio Bellini de Oliveira Salles, as atividades promovidas pelo TRT-MG são fundamentais, porque permitem aos alunos complementarem a formação acadêmica. Ele elogiou a iniciativa do Tribunal de abrir as portas para visitas técnicas e mediadas para instituições de ensino do interior.“O Tribunal oferece inúmeras atividades, como Laboratório de Atividades Judiciais e visitas à exposição Trabalho e Cidadania, que são fundamentais para a formação de uma consciência crítica e social", disse.
Galeria de fotos