Alunos de História da PUC Minas visitam acervo da JT mineira
Foto: Marta Gusmão
O Centro de Memória – Escola Judicial recebeu, no último dia 19, cerca de 50 alunos do curso de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A visita foi parte das atividades da disciplina “Laboratório de Práticas Investigativas em História: fontes históricas e arquivos documentais”, ministrada pelo professor Caio Boschi, que acompanhou os alunos.
Segundo o professor, a disciplina tem como escopo o conhecimento “in loco” pelos alunos “das mais diversificadas instituições que abrigam acervos históricos, com destaque para aquelas que não custodiam tão somente documentos de natureza textual”.
Durante a visita, a equipe de servidores e estagiários do Centro de Memória conversou sobre o trabalho desenvolvido pelo setor: sua importância para o cultivo e difusão da memória institucional e os desafios enfrentados para sua execução. Além disso, a equipe apresentou processos trabalhistas, fotografias, carteiras de trabalho e objetos expostos em vitrines. Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de consultar autos de guarda permanente, possibilitando um maior contato com fontes potenciais para a pesquisa em história.
Ao longo da atividade, destacou-se a riqueza e a relevância histórica do acervo documental da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, que se torna acessível a alunos e pesquisadores oriundos de diversas áreas do conhecimento por meio das atividades educativas desenvolvidas pelo Centro de Memória.