Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Antônio Neves de Freitas toma posse como desembargador

Antônio Neves de Freitas toma posse como desembargador

publicado 30/09/2021 18:57, modificado 01/10/2021 02:30

Tomou posse na tarde desta quinta-feira (30), no cargo de desembargador do TRT-MG, o juiz Antônio Neves de Freitas, até então titular da 2ª Vara do Trabalho de Alfenas. A cerimônia, restrita a poucos convidados em respeito aos protocolos implantados para prevenir a disseminação da Covid-19, aconteceu no sede do Tribunal, em Belo Horizonte, e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube (veja na íntegra).

Ao empossar o novo integrante da Corte, o presidente do TRT-MG, desembargador José Murilo de Morais, salientou ter a certeza de que o colega vai cumprir sua missão como desembargador, assim como a cumpriu como juiz, com simplicidade e humildade. O presidente agradeceu a presença de dois integrantes da orquestra da Polícia Militar de Minas Gerais, que tocaram durante a solenidade. Agradeceu também a presença de todos que acompanhavam o evento no plenário e pelo YouTube.

WhatsApp_Image_2021_09_30_at_17.28.12.jpeg

Em sua posse, o desembargador Antônio Neves de Freitas foi agraciado pelo presidente do TRT-MG com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista Desembargador Ari Rocha, no grau Grã-Cruz (Fotos: Leonardo Andrade) 

Após ler e assinar o termo de posse, o novo desembargador, afirmando falar com o coração, lembrou a desigualdade social no mundo. “Se você quer a paz, cuide da justiça. Mas como alcançar a justiça em um mundo em que há tanta desigualdade?”, questionou. “90% da riqueza total do planeta estão nas mãos de apenas 1% de seus habitantes. Nesse cenário, mais longínquo ainda situa-se o sonho de cuidar da justiça e, assim, semear a paz neste mundo tão atribulado”, disse.

Seguindo a sua fala, o magistrado explicou a razão de abordar, segundo ele, uma matéria tão incômoda, profunda e complexa. “A minha intenção é conclamar a todos por um momento de reflexão, porque penso que não é momento de agradecer e, sim, de atitude. A sociedade está carente de atitude, de ação e de movimento. E, para que possamos adotar uma conduta que realmente nos leve por caminhos certeiros, temos que ter um momento de pausa, foco e intenção”, ponderou.

Em outro trecho de seu discurso, Antônio Neves de Freitas apontou mudanças de conduta que ele acredita serem necessárias para melhorar a sociedade em que vivemos. ”No lugar de postagens inúteis nas redes sociais, leitura e observação atenta do mundo. Ao invés de radicalismo político, diálogo, entendimento, consenso e busca de líderes realmente capacitados para uma travessia mais amena neste momento de turbulência. Ao invés de consumir, doar”.

E continuou. “Não podemos banalizar a fome, vulgarizar o desemprego, ficar acostumados com a violência, ignorar a ignorância, endossar as injustiças, sob pena de nos tornarmos menos humanos. Que eu possa, neste novo cargo que agora assumo, melhorar o mundo de alguma forma, contribuindo para um futuro melhor. Espero ter tocado o coração de alguém que esteja me ouvindo para que iniciemos essa árdua e impostergável jornada. Cuidemos da justiça, pois eu desejo a paz”, concluiu arrancando aplausos dos presentes.

Além do presidente do Tribunal, compuseram a mesa de honra da solenidade de posse o juiz Renato de Paula Amado, presidente da Amatra3, e a secretária-geral da Presidência do TRT-MG, Ludmila Pinto da Silva. Estiveram presentes os desembargadores Fernando Rios Neto e Ana Maria Amorim Rebouças, respectivamente 1º vice-presidente e corregedora, bem como familiares do empossado e servidores da instituição.

> GALERIA DE FOTOS

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /