Acidente de trabalho é tema de evento do Justiça e Cidadania
Nesta terça-feira (2/7), aproximadamente 20 alunos do curso técnico de administração do Centro de Ensino Grau Técnico, unidade Centro, participaram de mais uma ação do Programa Justiça e Cidadania, iniciativa do Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG. A visita foi dividida em três momentos. Na primeira atividade do dia, os estudantes acompanharam uma sessão de julgamento de segunda instância, quando puderam assistir à sustentação oral de advogados trabalhistas, bem como a atuação dos desembargadores que compõem a Quinta Turma do Tribunal.
Em seguida, foi realizada uma visita guiada à Exposição Trabalho e Cidadania, que conta com painéis interativos e atividades lúdicas sobre o universo do trabalho. Por fim, os alunos participaram de uma audiência simulada conduzida pelo desembargador e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, Marcelo Pertence, que tratou de um suposto acidente de trânsito envolvendo um motorista de caminhão e a empresa reclamada.
Para a professora e advogada trabalhista Mirthes Araújo, a experiência “foi de grande valia, pois aproxima os alunos da realidade, além de as atividades estarem alinhadas com os conteúdos que são ministrados na sala de aula, mais especificamente na disciplina legislação trabalhista e previdenciária”.
Justiça e Cidadania
O Programa Justiça e Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG, promove ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.