Campanha contra violência no trabalho começa a circular em ônibus de BH e Betim

publicado 15/05/2019 00:54, modificado 15/05/2019 01:02

Programa Trabalho Seguro - TAC - Slogan em ônibus

Até o mês de outubro deste ano, 50 ônibus da Viação Santa Edwiges, que atendem a população de Betim e Belo Horizonte, circularão adesivados com o slogan “Violências no trabalho: enfrentamento e superação”, do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre a empresa, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, após Termo de Ajustamento de Conduta conduzido pelo procurador Geraldo Emediato de Souza.

Pelo acordo, ficou definido que a empresa arcaria com os custos de divulgação, que inclui a adesivação da traseira dos veículos com o slogan da campanha. Segundo a empresa, 24 linhas já estão rodando adesivadas, num total de 50 ônibus. A campanha teve início em 26 de abril e seguirá pelas ruas até o dia 26 de outubro.

O tema “Violências no trabalho: enfrentamento e superação” foi proposto pelo Comitê Gestor Nacional do Programa e aprovado pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Brito Pereira. O objetivo é combater práticas no ambiente de trabalho que possam resultar em problemas físicos e psicológicos aos empregados.

A gestora regional do Programa no TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, acredita que, com o envolvimento social, será possível mudar essa realidade. “A incidência no trabalho de casos de violência, como o assédio moral e agressões físicas ou verbais, é preocupante. Por isso, necessitamos da colaboração de todas as instituições e da sociedade, cada um fazendo a sua parte, para eliminar esse problema no ambiente de trabalho”.

Para a gestora representante do 1º grau do TRT-MG no Programa Trabalho Seguro, juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim, a campanha nos ônibus é importante, pois serve para conscientizar a sociedade sobre o tema da violência. “Essa ação é um alerta. A violência deve ser combatida e denunciada em qualquer âmbito. A ideia é chamar a atenção para o meio ambiente do trabalho, onde a violência também não pode ser tolerada.

As ações do Programa Trabalho Seguro, com o tema “Violência no trabalho: enfrentamento e superação”, seguirão até 2020. Na programação estão incluídas também atividades voltadas tanto para empregadores quanto para empregados e gestores.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br