Estudantes de curso técnico participam de evento do Programa Trabalho Seguro em Sete Lagoas
Nesta quinta-feira (20/6), a Gestão Regional do Programa Trabalho Seguro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST) desenvolveu mais uma atividade junto à comunidade. O desembargador e gestor regional do Programa Trabalho Seguro Marcelo Pertence ministrou palestra para aproximadamente 100 alunos dos cursos técnicos de Logística e de Segurança do Trabalho da Escola Estadual Doutor Alonso Marques Ferreira, em Sete Lagoas-MG.
Antes de se apresentar aos alunos, o magistrado fez um “tour” pelo colégio junto da vice-diretora Evelyn Silva do Carmo Alves. Na ocasião, o desembargador conheceu projetos desenvolvidos pelos estudantes e também a estrutura da instituição, como as salas equipadas com recursos tecnológicos e a cozinha, onde são preparadas as refeições oferecidas durante todo dia letivo por se tratar de uma escola integral.
Após o “tour”, o magistrado e o corpo técnico-administrativo da escola se dirigiram ao ginásio poliesportivo, onde seria proferida a palestra que foi antecedida por um “show de talentos” dos alunos da instituição: uma apresentação de violino, a declamação da poesia “VIDA” (de autoria de quatro alunas) e um dueto de música sertaneja clássica.
O desembargador Marcelo Pertence agradeceu as homenagens e iniciou a palestra explicando a importância e a competência da Justiça do Trabalho, entre elas, a saúde e a segurança do trabalho. “O primeiro direito fundamental que todos têm é o direito à vida e à integridade física, em qualquer esfera. Quando trazemos isso ao universo do trabalho, enfrentamos muitos problemas. Em média seis a sete brasileiros por dia perdem a vida em razão do trabalho. Isso sem contar os milhares de trabalhadores que perdem parte da capacidade laborativa em acidentes durante o seu ofício. O trabalho é para viver, não para morrer”, alertou.
Introduzido o tema da palestra, o magistrado seguiu a apresentação com uma verdadeira aula de história, apontando como eram as relações de trabalho nos primórdios e como elas foram se moldando a partir de movimentos como a Revolução Industrial, a Revolução Francesa, a I Guerra Mundial, a Revolução Russa até chegar à criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919.
Ao final da palestra, os alunos ainda receberam kits do Trabalho Seguro, contendo cartilhas educativas e material de promoção do programa, fornecido pelo TRT-MG. O estudante Kellvy Santana destacou a relevância da palestra: “é importante saber dos nossos direitos trabalhistas e das obrigações das empresas para evitar os acidentes de trabalho”.
Cláudia Aparecida Brandão Teixeira, diretora da escola, também ressaltou a importância da visita: “é muito válido trazer uma autoridade no assunto para mostrar pros alunos a importância dos cursos que estão fazendo (logística e segurança do trabalho). É uma grande motivação pra eles se dedicarem cada vez mais”, concluiu. A atividade educativa contou com a parceria do Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG.