Você está aqui:

Centro Cultural do TRT recebe Mostra de Teclados Históricos de MG

publicado: 12/08/2024 às 16h13 | modificado: 14/08/2024 às 13h15
Resumo em texto simplificado

O Centro Cultural do TRT-MG em Belo Horizonte sediará a Mostra de Teclados Históricos de Minas Gerais de 20 a 30 de agosto, com participação da Orquestra Canção das Iluminuras, que se dedica ao repertório medieval e renascentista. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis no Sympla, e a abertura ocorrerá no dia 20/8 às 19h. Haverá uma exposição de instrumentos e iconografia e, no encerramento, um concerto com músicos renomados. A Orquestra, composta por 22 músicos com diversas formações, se destaca pela pesquisa e interpretação de música antiga.

Saiba mais sobre esta iniciativa

O Centro Cultural do TRT-MG (rua da Bahia, nº 112, no centro de BH) recebe, de 20 a 30 de agosto, a  Mostra de Teclados Históricos de Minas Gerais, com participação da Orquestra Canção das Iluminuras, grupo mineiro dedicado à pesquisa, divulgação e interpretação do repertório criado na Idade Média e Renascença. Todos estão convidados, inclusive as crianças. A entrada é franca, e os ingressos devem ser retirados por no Sympla neste link. A abertura será no dia 20 de agosto, às 19h, com a palestra/concerto “Teclados históricos através de seus repertórios”. A curadoria da mostra é de Leopoldo Balestrini. 

A Exposição “Instrumentos e Iconografia” pode ser visitada nesse período, das 9h às 17h. No encerramento da Mostra haverá um concerto, no dia 30 de agosto, às 19h, com os músicos convidados Antônio Carlos de Magalhães, Antônio Olímpio, Alexander Caviúna Barbosa, Hugo Bizzotto e Pedro Zanatta.

Orquestra Canção das Iluminuras

É um grupo mineiro dedicado à pesquisa, à divulgação e à interpretação do repertório criado na Idade Média e Renascença, especialmente no período que abrange os anos de 1300 a 1600, empregando cópias de instrumentos usados naquela época e valendo-se de um trabalho de pesquisa e experimentação, para abordar este riquíssimo e pouco divulgado repertório.

Os 22 músicos que integram o grupo possuem as mais variadas formações e vivências artísticas, que vão do jazz à música folclórica e sinfônica e que se dedicam também à interpretação da chamada música antiga. Esses músicos são profissionais qualificados, professores da Uemg, Cefar, FEA, UFMG, integrantes dos corpos estáveis da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado além de mestres e doutores.

Visualizações: