Você está aqui:

Centros de Conciliações colhem frutos da Semana Nacional da Execução

publicado: 18/09/2025 às 20h05 | modificado: 18/09/2025 às 20h05

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Durante a Semana Nacional da Execução Trabalhista, os Cejuscs do TRT-MG promoveram diversas audiências de conciliação, fortalecendo a efetividade da Justiça do Trabalho. A iniciativa destaca o compromisso dos tribunais em garantir os direitos trabalhistas e a promoção da justiça social.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nesta sexta-feira (19/9), será encerrada a 15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, com o tema “15 anos de transformação: a Justiça que faz acontecer”. Como nas edições anteriores, o TRT-MG empenhou esforços intensos para obter resultados expressivos, por meio de audiências extras, leilões, acordos e outras medidas que garantem a efetividade dos créditos trabalhistas.

Destaque para os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), que impulsionam os números da Justiça Trabalhista mineira durante o evento. Nos três primeiros dias (15/9 a 17/9), os Cejuscs de 1ª e 2ª instâncias realizaram mais de 500 audiências, com índice de conciliação superior a 60% e movimentação financeira próxima a R$ 90 milhões. Os números serão incrementados após contabilizadas as audiências de quinta (18/9) e sexta-feira (19/9).

Para a juíza coordenadora do Cejusc 1, Maritza Eliane Izidoro, o sucesso se deve principalmente à capacitação dos conciliadores. “A insistência e o trabalho dos conciliadores são fundamentais. Eles têm técnicas e conseguem convencer que, muitas vezes, o acordo é o melhor caminho para as partes. Estou bem satisfeita com o que conseguimos até agora, especialmente diante das dificuldades econômicas globais”, celebrou.

Juíza coordenadora do Cejusc 1, Maritza Eliane Izidoro, participa de audiências durante Semana Nacional da Execução Trabalhista

Quero conciliar

Mesmo após o encerramento da 15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista Semana, empregados e empresas que são partes em ações trabalhistas podem solicitar à unidade judiciária ou ao Tribunal Regional do Trabalho onde o processo tramita a inclusão do seu processo na pauta do Cejusc.

Você também pode pedir para que seu advogado solicite a inclusão do processo na pauta, ou entrar em contato pelos canais de atendimento da Vara do Trabalho ou TRT onde sua ação tramita.

Acesse o formulário para inscrever seu processo de 1º grau

Acesse o formulário para inscrever seu processo de 2º grau

Acesse o formulário para inscrever seu processo em Montes Claros

Acesse o formulário para inscrever seu processo em Coronel Fabriciano

Acesse o formulário para inscrever seu processo em Pouso Alegre

Abrangência nacional

A Semana Nacional da Execução Trabalhista é promovida anualmente pela Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), em parceria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e os 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A iniciativa reforça a execução como etapa crucial para garantir o cumprimento das decisões judiciais e a efetivação dos direitos trabalhistas.

Com foco na efetividade da Justiça, a campanha deste ano destaca o papel transformador da iniciativa, que, ao longo de sua trajetória, movimentou mais de R$ 22 bilhões e atendeu a mais de um milhão de pessoas. A proposta é engajar magistrados, servidores, advogados e sociedade na valorização dos resultados concretos alcançados por meio da atuação dos TRTs de todo o país.

Sob o lema “Execução que transforma, Justiça que realiza”, a campanha de 2025 também celebra os avanços institucionais e o compromisso da Justiça do Trabalho com a promoção da dignidade, da cidadania e da justiça social. Vale destacar que o TRT-MG obteve resultados expressivos na última edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista, em 2024.

Com informações do CSJT

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br