Você está aqui:

Colóquio da Academia Brasileira debate dilemas do direito trabalhista e homenageia presidente eleito do TRT-MG

publicado: 15/12/2025 às 14h49 | modificado: 15/12/2025 às 16h18

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

A 38ª edição do Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho ocorreu em Belo Horizonte, com apoio da OAB/MG e da Amat/MG, debatendo os dilemas atuais do Direito e do Processo do Trabalho. O evento reuniu autoridades e acadêmicos, homenageou o presidente eleito do TRT-MG e teve palestra magna do ministro do TST Alexandre Agra Belmonte sobre hiperconexão. A programação incluiu quatro painéis com temas como IA, ética judicial, proteção de dados, riscos psicossociais e acesso à Justiça.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nesta segunda-feira (15/12) foi realizada a 38ª edição do Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, no Museu de Artes e Ofícios, no Centro de Belo Horizonte. O evento contou com o apoio da OAB/MG e da Associação Mineira da Advocacia Trabalhista (Amat/MG) e teve como tema “Dilemas do Processo e do Direito do Trabalho na atualidade”. O Colóquio reuniu autoridades e acadêmicos da área trabalhista e homenageou o presidente eleito do TRT-MG, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, que participará de posse solene nesta mesma noite.

O desembargador Sebastião Geraldo falou sobre a relevância do evento para a comunidade jurídica. “Este Colóquio da Academia tem singular importância, pois trata de temas do momento, de alta indagação jurídica, com os maiores juristas trabalhistas do Brasil”, apontou.    

 foto do desembargador Sebastião de Oliveira sentado na mesa de honra ao lado de duas autoridades.

Já a presidente da Amat, Cássia Marize Hatem Guimarães, destacou que “o Museu de Artes e Ofícios é um cenário perfeito para discutir o Direito do Trabalho, pois resgata a memória do passado e nos faz refletir sobre a evolução do trabalho ao longo do tempo. A arte e a história podem se encontrar com o Direito de forma inspiradora”, refletiu.

A palestra magna, intitulada “Hiperconexão e seus impactos”, foi ministrada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre de Souza Agra Belmonte, com a mesa presidida pelo presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Melo Filho. A programação contou ainda com quatro painéis temáticos. Quem também  marcou presença no evento foi o ministro do TST, Cláudio Mascarenhas Brandão. 

Programação

O Colóquio contou com diversas palestras. No primeiro painel, o ministro aposentado e ex-presidente do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, abordou o tema “A Reclamação no TRT e no TST”. O juiz do Trabalho do TRT-5 (Bahia), Rodolfo Pamplona Filho, apresentou “Responsabilidade Civil na relação de emprego”. A professora Daniela Lage Mejia Zapata presidiu a mesa.

O segundo painel foi conduzido pelo desembargador do TRT-6 (Pernambuco), Sérgio Torres Teixeira, com “Ética Judicial no uso da IA generativa”; e por Antônio Carlos Aguiar, membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, com “Proteção de Dados e Redes Sociais nas Relações de Emprego”. Erika Morreale Diniz, superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), foi a presidente da mesa.

Vólia Bomfim, membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, abriu o terceiro painel apresentando “NR1 e os riscos psicossociais”. A palestra foi sucedida pela apresentação de Bento Herculano Duarte Neto, desembargador e ouvidor do TRT-21 (Rio Grande do Norte), com “Direito do Trabalho > mito ou realidade”. O advogado e professor de Direito, Otávio Vieira Tostes, presidiu a mesa.

Por fim, o advogado Conrado Di Mambro Oliveira foi o presidente da mesa do quarto e último painel. Nele, a advogada Carolina Tupinambá apresentou “Reclamação Constitucional no STF” e o juiz do TRT mineiro, Fabrício Lima Silva, sucedeu com “Litigância Predatória e acesso à Justiça - critérios objetivos e salvaguardas para a Justiça”. 

 foto do desembargador Sebastião de Oliveira em pé sorridente cumprimentando outra autoridade

 

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br