Você está aqui:

Concerto da Orquestra Jovem do TJMG tem interação com o público no Centro Cultural

publicado: 11/09/2024 às 11h52 | modificado: 12/09/2024 às 13h54
Resumo em texto simplificado

Nesta terça-feira (10/9), o Centro Cultural do TRT-MG foi palco de um concerto didático da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), voltado para crianças e com interação sobre a música e os instrumentos. A maestra Luciene Villani e 85 jovens músicos apresentaram um repertório variado, destacando a importância de cada instrumento na orquestra. O projeto da Orquestra Jovem, que inclui 418 jovens de Belo Horizonte, tem um impacto significativo na vida dos participantes, promovendo desenvolvimento pessoal e social, como evidenciado pelo testemunho de Elaine Stefany, que viu sua vida transformada pela música.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Maestra faz interação com público durante apresentação

Na noite dessa terça-feira (10/9), o público lotou o Centro Cultural do TRT-MG para mais um show da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): o concerto didático “Conversando com a orquestra”. O evento, voltado às crianças, contou com um repertório erudito e popular e a plateia mirim interagiu com perguntas e respostas sobre as músicas e os instrumentos tocados.

Além da maestra Luciene Villani, 85 crianças e adolescentes apresentaram-se no Centro Cultural. Durante o concerto, a maestra esclareceu diversas dúvidas das crianças e destacou o papel de cada integrante e de cada instrumento para a formação de uma Orquestra. Villani destacou que nenhum componente é mais importante do que outro e, para isso, pediu que a mesma música fosse tocada por instrumentos isolados e após pela orquestra inteira, aguçando a percepção do público nesse sentido. Os instrumentos apresentados foram: violino 1, violino 2, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, saxofone, percussão e teclado.  

Mudando vidas

Atualmente 418 jovens, com idades entre 6 e 17 anos, residentes em Belo Horizonte, participam do projeto da orquestra do TJMG que tem por propósito o desenvolvimento pessoal e social, promovendo a inclusão de crianças e adolescentes na sociedade de forma digna e respeitosa.

Elaine Stefany, que se apresentou com a viola clássica, ressaltou: “a Orquestra Jovem mudou a minha vida, minha perspectiva. Na época que entrei na Orquestra, eu morava em um abrigo e quando surgiu a oportunidade de tocar um instrumento, meu horizonte se transformou. Através da Orquestra, eu tive a oportunidade de entrar em uma faculdade e me formar como bacharelada em viola pela UFMG”.

A jovem ainda completa: “pela minha vida dentro dos abrigos, meu sonho sempre foi ser juíza da infância. E a Orquestra me deu esse contato, pois a gente toca, muitas vezes, para os juízes e ainda nesse ano vou me formar na faculdade de direito. Então, a música, ajudou na minha formação pessoal e profissional, me ensinou disciplina, me ensinou sobre a importância do estudo em um momento que eu estava sem as melhores referências até pelo meu histórico de vida”, avaliou.

Presidente do TRT, des denise Horta participa do evento

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, magistrados e servidores prestigiaram o evento 

Centro Cultural do TRT-MG

Com o intuito de promover a cultura como um catalisador de conhecimento e enriquecimento social, o Centro Cultural do TRT-MG foi criado em outubro de 2023, mediante a Resolução GP n. 294/23. O espaço recebe atividades como exposições coletivas e individuais, de fotografias, de artes plásticas e visuais (pinturas, esculturas, instalações) e apresentações musicais, sempre gratuitas e com visitação aberta ao público em geral.

Localizado na rua da Bahia,112, no Centro da capital, o edifício Mário Werneck é um bem público da União, protegido pelo patrimônio histórico e cultural e integra o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. A edificação foi transferida pela União ao TRT-MG em 2011.

Veja galeria de fotos

Visualizações: