Outubro da Criança do TRT-MG continua com as atividades nas escolas
Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o trabalho infantil e a importância da aprendizagem, 700 estudantes com idades entre 8 e 14 anos de cinco escolas públicas de Belo Horizonte estão participando este ano do Outubro da Criança, promovido pelo TRT-MG em parceria com o Centro de Memória – Escola Judicial.
A programação do evento, que teve início em 18 de outubro e será encerrado em 19 de novembro, inclui a distribuição de farto material para os alunos, com revistinhas, livros e cartilhas, além de blocos de anotação.
Já para os professores responsáveis pelas atividades em cada escola, o Comitê Gestor Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, na fase de preparação, enviou material on-line com versões digitalizadas de cartilhas para utilização nas atividades remotas, links para a “Música Sementes” de autoria do Emicida e da Drik Barbosa; para “Histórias reais” e, ainda, sugeriu um link para um tour virtual pela Exposição “Trabalho & Cidadania”, instalada no hall do Edifício-sede do TRT/MG. Também foram disponibilizados para consulta e formação links de podcasts sobre o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e suas ações.
Foto enviada pela professora Cândida, E. M. Herbert José de Souza, que fez questão de destacar o entusiasmo dos alunos com o material, ressaltando os livros e os lápis de cor.
Na avaliação da professora Jeanne, E. M. Maria de Magalhães Pinto, trabalhar com o kit foi superprazeroso e trouxe a ludicidade necessária para ajudar a tratar o tema, que é doloroso, espinhoso, por isso mesmo tão importante.
Outro professor que se manifestou elogiando as atividades do #Outubro da #Criança foi o Francisco, E.E.Deputado Álvaro Salles. Lá as entregas foram realizadas durante as aulas presenciais, com as atividades de conscientização (em contrapartida). Os professores que realizaram as entregas tiveram autonomia para adequar as atividades propostas nas cartilhas à realidade da turma e, até mesmo, para fazer relações entre o combate ao trabalho infantil e o conteúdo programático de algumas matérias.