Convênio com TRE-MG traz mais segurança em Tecnologia da Informação ao TRT

publicado 02/10/2020 18:08, modificado 03/10/2020 11:41

A partir da próxima segunda-feira (5), o TRT-MG estará mais seguro em relação aos seus recursos de armazenamento e processamento de dados, especialmente para prover a segurança necessária do PJe, reduzindo o risco de interrupção da prestação jurisdicional. Isso foi possível graças a um convênio de cooperação técnica assinado entre o Tribunal e o TRE-MG que permite o compartilhamento dos respectivos datacenters, de modo que as duas instituições disponham de espaço para alocação de redundância de suas infraestruturas de Tecnologia da Informação.

Isso significa que, caso um grave incidente comprometa o funcionamento do ambiente de armazenamento e processamento de dados de uma instituição, o ambiente da outra assume as funcionalidades daquela, causando mínimo ou nenhum impacto aos usuários. Além de ser uma solução de excelência, ela requer investimentos mínimos, racionalizando a utilização de recursos públicos.

O convênio foi celebrado em novembro de 2018, mas, antes de ser implementado, O TRT-MG precisou fazer contratações e adaptações necessárias, como da nova topologia do anel de fibras óticas que interligam os prédios do Tribunal ao seu datacenter e, agora, também ao datacenter do TRE-MG.

A etapa final acontece nestes sábado (3) e domingo (4), com a mudança de equipamentos do TRT-MG para o ambiente do TRE-MG. Nenhuma indisponibilidade de sistemas deve acontecer em razão dessa operação.

Rodape_outubro_rosa.png

Visualizações: