Desembargadora Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim toma posse no TRT-MG
Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (19/5), na sede do TRT-MG, em Belo Horizonte, a desembargadora Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim foi empossada no cargo de desembargadora do Tribunal. A magistrada foi promovida ao 2º grau, pelo critério de antiguidade, nomeada no último dia 13 de abril, depois da aprovação por unanimidade do Tribunal Pleno.
Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim ingressou na magistratura trabalhista no cargo de juíza do Trabalho substituta em 1993, por concurso público, no TRT da 2ª Região (São Paulo). Transferida por permuta para o TRT-MG em 1996, no cargo de juíza presidente da Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ), presidiu a 1ª JCJ de Uberlândia, 1ª JCJ de Alfenas, 1ª JCJ de Caxambu e 1ª JCJ de Juiz de Fora. Além disso, foi juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora e da 2ª VT de Belo Horizonte e, por último, juíza titular da 46ª VT da capital.
Presidente enalteceu a dedicação da magistrada
Ao abrir a solenidade de posse, o presidente do TRT-MG, desembargador Ricardo Mohallem, manifestou a satisfação em receber a nova desembargadora, “uma juíza que fez longa carreira, desde seu ingresso no TRT da 2ª Região”. Lembrou-se de que ela foi servidora do TRT-MG antes de entrar na magistratura. Ele citou todas as jurisdições em que ela atuou e elogiou o empenho e dedicação como juíza convocada no 2º grau durante os últimos 13 anos. Deu boas-vindas à magistrada e manifestou alegria em recebê-la como integrante do TRT mineiro.
A empossada foi condecorada pelo presidente do TRT-MG com a Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Ari Rocha, na categoria Grã-Cruz
Pronunciamento
Após a posse, a desembargadora Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim, emocionada, abriu o pronunciamento com as palavras “muito obrigada”. Seguindo, ela frisou que não enfatizaria a importância da Justiça do Trabalho na história do país, nem discutiria a fragilidade da Justiça neste momento. A desembargadora falou sobre a satisfação em tomar posse no TRT-MG no mês em que a CLT faz 80 anos. “É uma honra e alegria, e faço questão de dar os parabéns à CLT que, junto com a Constituição Federal, tem guiado meu passo profissional durante os 32 anos de carreira”.
Gratidão e alegria
Emocionada, a desembargadora agradeceu à mãe, Ceres Lima Ferraz Zagari, aos irmãos, esposo e filhos presentes e aos familiares que acompanharam a posse a distância. Também declarou sua gratidão aos servidores de todas as varas do trabalho e gabinetes que trabalharam com ela ao longo dos anos de carreira no 1º grau e como juíza convocada no TRT-MG.
Respeito e saudade
A empossada também prestou sua homenagem ao desembargador Oswaldo Tadeu Barbosa Guedes, recentemente falecido. Registrou o respeito e a saudade que enxerga evidente nos servidores que trabalhavam no gabinete dele, e do qual ela estará à frente. Também agradeceu aos desembargadores que depositaram nela confiança para atuar no Programa Trabalho Seguro, no Comitê de Saúde do TRT-MG e na Escola Judicial.
Primeiro grau
Fez uma deferência ao 1º grau, ao dizer que “a primeira instância jamais será esquecida. Serviço é o que não falta na primeira instância, muito processo e processo com emoção. Meu gabinete estará sempre aberto à primeira instância”. Ao final, a desembargadora afirmou que fará todo esforço em “colaborar para que o nosso regional permaneça como o tribunal de ponta que é” e registrou seu reconhecimento à gestão do desembargador Ricardo Mohallem para tornar melhor o trabalho de todos na instituição.
GALERIA DE FOTOS - Fotos: Augusto Ferreira