Gestão Documental do TRT-MG alcança marca histórica no tombamento de processos
A Gestão Documental do TRT-MG alcançou, em 24/1, a marca histórica de 100.000 processos e documentos cadastrados no Sistema Eletrônico de Arquivamento de Documentos (Sead), utilizado no cadastramento e na gestão de documentos e processos administrativos físicos do Tribunal, em guarda intermediária e permanente.
O Sead foi o primeiro sistema informatizado de arquivo do Tribunal, criado no início dos anos 2.000, mas já alimentado e estruturado segundo os instrumentos de gestão documental vigentes à época, como o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos do TRT-MG, instituído por meio do Ato Regulamentar n. 4/2003.
Para comemorar o fato, Secretaria de Documentação promoveu ato simbólico na sede da Divisão de Gestão Documental, com a participação da secretária, Verônica Nascimento, do diretor de tecnologia da informação e comunicação, Gilberto Atman, e de servidores da Divisão, dentre os quais o servidor que opera o sistema desde a sua implantação, Edward White de Araújo, responsável pelo tombamento histórico. Na oportunidade, os presentes deliberaram sobre as ações e estratégias necessárias à migração dos sistemas legados para soluções tecnológicas contemporâneas adequadas e aderentes aos princípios e às diretrizes da política nacional de gestão documental e de gestão de memória do Poder Judiciário, implementada pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução n. 324/2020, e às técnicas e boas práticas predominantes no meio arquivístico nacional.
Da esquerda para a direita: Margareth do Prado Fonseca Mascarenhas, Adriana Aparecida Badaró, Edward White de Araújo, Ana Lúcia da Silva do Carmo, Verônica Peixoto de Araújo do Nascimento, José Ronaldo de Almeida, Cristiano Barros Reis e Gilberto Atman Picardi Faria. Ao fundo, vê-se a tela do sistema SEAD, com o registro do tombo n. 100.000.
Conheça mais sobre o Programa de Gestão Documental, acesse a página no portal internet do TRT-MG.