Em campanha contra o trabalho infantil, TRT-MG abre o Mês da Criança
Resumo em texto simplificado
Nesta terça-feira (1°/10), o TRT-MG recebeu 44 alunos do 6º ano da Escola Municipal Paulo Mendes Campos para o Programa Justiça e Cidadania, onde aprenderam sobre justiça trabalhista e a luta contra o trabalho infantil. O evento incluiu atividades lúdicas e uma audiência simulada sobre exploração de trabalho doméstico. O TRT-MG realizará diversas atividades ao longo do mês de outubro para celebrar o Mês da Criança e conscientizar sobre o tema.
Saiba mais sobre esta iniciativaNa tarde desta terça-feira (1°/10), o TRT-MG recebeu 44 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Mendes Campos para uma edição especial do Programa Justiça e Cidadania. O 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, interagiu com as crianças, explicou as atribuições da justiça trabalhista, reforçou a luta contra o trabalho infantil e declarou aberto o Mês da Criança no Regional Mineiro.
A cerimônia de abertura também contou com a presença do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Arlélio Lage; da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra-3), juíza do trabalho Anaximandra Kátia Abreu Oliveira; e da juíza do trabalho, Renata Lopes Vale, gestora de 1º grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que destacou a iniciativa do TRT-MG em celebrar o Mês das Crianças com diversas atividades.
“A ideia é propagar os objetivos do nosso Programa, ensinar que o trabalho infantil é proibido e que devem falar disso em casa. Inclusive, o trabalho doméstico é um dos que temos mais preocupação, pois é muito suscetível a assédio, num ambiente de residência, em que se está desprotegido. E trazendo os estudantes pra cá, fazemos essa divulgação”, afirmou a magistrada.
Atividades
Os alunos da Escola Municipal Paulo Mendes participaram de atividades lúdicas e visitaram a Exposição Trabalho e Cidadania. Em seguida, foi realizada uma audiência simulada conduzida pela juíza do trabalho, Renata Lopes, sobre um caso fictício de uma adolescente explorada como empregada doméstica. As crianças desempenharam os papéis de advogados, reclamante, preposto e testemunhas.
O estudante Gabriel Assunção Rodrigues expressou seu entusiasmo e, ao fim das atividades, afirmou que “crianças não podem fazer trabalhos pesados. Criança tem o direito de estudar, descansar e brincar”. Para a professora Gisella de Souza, “essa parceria com o TRT é muito importante para que possamos conscientizar nossos estudantes para que sejam multiplicadores na sociedade. Essas crianças saem com a consciência de que o trabalho infantil é proibido e que elas serão verdadeiras guerreiras para combater esse tipo de situação”.
Mês da Criança
O TRT-MG preparou uma programação especial durante todo o mês de outubro, quando serão realizadas diversas atividades, como audiências simuladas, visitas à exposição Trabalho e Cidadania, contação de histórias e exibição de filme. O Mês da Criança é uma iniciativa do Centro de Memória/Escola Judicial em parceria com a gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, em cumprimento ao Pacto pela 1ª infância assinado pelo TRT-MG.