Semana da Aprendizagem do TRT-MG termina com visita de alunos do Senai
Resumo em texto simplificado
Nesta quinta-feira (29/8), 38 alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Processo Administrativo do Senai Euvaldo Lodi participaram de uma atividade do programa Justiça e Cidadania no TRT-MG. Eles visitaram a Exposição Trabalho e Cidadania e participaram de uma audiência simulada sobre demissão de jovem aprendiz durante a gravidez. A atividade visou ensinar sobre direitos trabalhistas e aplicação das leis. A Semana da Aprendizagem Profissional, que começou em 26/8, incluiu capacitação de professores e visitas escolares ao tribunal, com audiências simuladas para os alunos.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta quinta-feira (29/8), 38 alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Processo Administrativo do Senai Euvaldo Lodi, localizado em Contagem, participaram de mais uma ação do programa Justiça e Cidadania. A atividade encerrou a Semana da Aprendizagem Profissional do TRT-MG, promovida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, em parceria com a Escola Judicial e Centro de Memória do regional mineiro. Vale destacar que os participantes são todos jovens aprendizes da RHI Magnesita.
Inicialmente, os jovens fizeram uma visita mediada à Exposição Trabalho e Cidadania, que apresenta painéis interativos, fotos e vídeos sobre o universo do trabalho. Em seguida, foi realizada uma audiência simulada conduzida pelo juiz do TRT-MG, Fernando Rotondo Rocha, sobre um caso hipotético de uma jovem aprendiz dispensada durante a gravidez. Os alunos desempenharam os papéis de advogados, reclamante, preposta e testemunhas e puderam vivenciar a experiência de uma audiência trabalhista.
Para Rebeca Alexsandra, aluna do Senai e jovem aprendiz, a experiência proporcionada pelo TRT-MG é muito valiosa. “Foi extremamente importante pra que a gente possa reconhecer nosso direito dentro da empresa e aquilo que não pode como aprendiz, além de o juiz ter demonstrado a importância de termos noção dos nossos direitos trabalhistas”.
Matheus Simões, instrutor de formação profissional do Senai Euvaldo Lodi, destacou a relevância da atividade para os alunos recém-inseridos no mercado de trabalho. “A audiência simulada traz a perspectiva da aplicação das leis que eles já viram na matéria de recursos humanos e também a perspectiva de situações que podem acontecer dentro da empresa e que atingem os direitos desses funcionários”.
Semana da Aprendizagem
A Semana da Aprendizagem Profissional no TRT-MG foi aberta na segunda-feira (26/8) pela presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta. O evento inaugural foi dedicado à capacitação de professores da rede pública de Belo Horizonte e Região Metropolitana e contou com a apresentação de três palestras sobre trabalho infantil, letramento racial e o Recaj-UFMG – Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça pela via dos Direitos e Solução dos Conflitos.
Na terça-feira (27/8), o TRT-MG recebeu a visita de 33 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Alisson Pereira Guimarães. Já na quarta-feira (28/8), 36 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sagrada Família II compareceram ao Tribunal. Além das visitas mediadas à Exposição Trabalho e Cidadania, os adolescentes participaram de audiências simuladas conduzidas pelas juízas Haydée Priscila Pinto Coelho de Santana e Raquel Fernandes Lage.
Galeria de fotos - 27 de agosto.