Empossado novo desembargador do TRT-MG pelo quinto constitucional
O advogado André Schmidt tomou posse, na tarde desta sexta-feira (25), no cargo de desembargador do TRT-MG, na vaga destinada ao quinto constitucional, em decorrência da aposentadoria da desembargadora Emília Facchini. A solenidade ocorreu no edifício-sede do Tribunal em Belo Horizonte e foi transmitida ao vivo pelo canal no YouTube, neste link: 25 de Fevereiro de 2022 - Posse Desembargador André Schmidt de Brito - Telepresencial - YouTube.
O presidente do TRT de Minas, desembargador Ricardo Mohallem, deu posse a ele primeiramente agradecendo à desembargadora Emília Facchini pela presença marcante e firmeza durante o período em que atuou no TRT-MG. Em seguida, homenageou o falecido advogado Antônio Otávio Dantas de Brito, pai do novo desembargador, cuja atuação como profissional culto e competente foi bastante elogiada.
Da esquerda para dir. - presidente da Amat, Cássia Guimarães; presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo; vice-corregedor do TRT-MG, desembargador Manoel Barbosa da Silva; 2ª vice-presidente, ouvidora e diretora da Escola Judicial, desembargadora Rosemary de Oliveira Pires; presidente do TRT-MG, desembargador Ricardo Mohallem; corregedor do TRT-MG, desembargador Fernando Gonçalves Rios Neto; procurador do MPT-MG, Arlélio de Carvalho Lage; desembargador André Shmidt e presidente da Amatra3, juiz Jésser Gonçalves Pacheco. Fotos: Leonardo Andrade/Secom TRT-MG
Ao dirigir-se a André Schmidt, o presidente do Tribunal assinalou que o novo desembargador herdou a inteligência e a probidade de seu pai. E, evocando a perspectiva agostiniana, lembrou que tudo é presente. “Só este existe. Temos o presente passado, o presente presente e o presente futuro. O presente passado se transforma em presente presente pela memória. Doutor Brito, hoje rememorado, faz-se presente nesta posse.”
Emocionada, a 2ª vice-presidente do TRT-MG, ouvidora e diretora da Escola Judicial, desembargadora Rosemary de Oliveira Pires, fez a saudação ao novo desembargador também destacando a atuação do advogado Antônio Octávio Dantas de Brito (de quem foi estagiária no escritório), e que referenciou a vida pessoal e profissional de seu filho André Schmidt.
Já em sua manifestação, o novo desembargador André Schmidt ressaltou: “Nesses 34 anos de formado, quantas foram as horas gastas em reuniões com clientes, elaboração de defesas e realização de audiências, assim como nas sustentações orais neste Tribunal Regional. É por isso que posso dizer, com certeza, percorri todas as entranças da carreira de advogado, qualificando-me a ocupar o cargo de desembargador. Espero, de coração, com muito empenho e trabalho, contribuir para o engrandecimento da Justiça do Trabalho mineira”.
Presentes à solenidade, os desembargadores dirigentes do TRT-MG, o presidente da OAB-MG, Sérgio Rodrigues Leonardo; o procurador Arlélio de Carvalho Lage, do Ministério Público do Trabalho (MPT-MG); a presidente da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (Amat), Cássia Mara Guimarães; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região (Amatra3), Jésser Gonçalves Pacheco, e familiares do desembargador André Schmidt.
Trajetória
Eleito para compor a lista tríplice do Tribunal, André Schmidt foi nomeado no dia 2 de fevereiro último.
Formado em Direito pela PUC-Minas e pós-graduado em Direito do Trabalho e Previdenciário, militou como advogado trabalhista desde 1988. Foi também conselheiro da Amat, coordenador da Comissão de Relacionamento com o TRT-MG da OAB-MG e membro colaborador da Comissão de Disciplina e Ética da OAB-MG.