Palestra magna de ministro do TST encerra Direito do Trabalho em Movimento em Juiz de Fora
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
O evento "Direito do Trabalho em Movimento", realizado em Juiz de Fora, discutiu temas relevantes como negociação coletiva, doenças emocionais no trabalho e o uso da inteligência artificial no processo trabalhista. A palestra magna do ministro Maurício Godinho destacou a importância dos direitos trabalhistas para o equilíbrio social e econômico do país. A iniciativa faz parte do projeto de interiorização da Escola Judicial do TRT-MG, promovendo inclusão e debates nas regiões mineiras.
Saiba mais sobre esta iniciativa"É fato que o grau de desenvolvimento de um país, de uma nação, tem profunda relação com a forma como se estabelecem as relações trabalhistas. Num país onde há muita informalidade, há também muita pobreza. Se acabarmos com os direitos trabalhistas, estaremos comprometendo todo um sistema econômico e social que eles financiam, como moradia, seguridade social, entre outros". Com essas palavras proferidas durante palestra magna, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maurício Godinho Delgado, encerrou, como convidado especial na tarde desta quinta-feira (4/9), a programação do evento Direito do Trabalho em Movimento: debates de Juiz de Fora.
A palestra magna intitulada "O modelo econômico, social, previdenciário e trabalhista do Brasil arquitetado nos anos 1930/40 e aperfeiçoado nas décadas subsequentes" abordou a evolução do Direito do Trabalho na história do país e sua importância para a garantia de direitos fundamentais, fechando dois dias intensos de atividades que mobilizaram oito palestrantes e centenas de expectadores. O evento foi uma parceria do TRT-MG com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Juiz de Fora e a Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (Amat). Foi realizado no auditório da subseção da OAB em Juiz de Fora e atraiu magistrados, servidores e estudantes de várias cidades da região da zona da mata mineira.
Negociação coletiva
O dia foi aberto com a palestra "Negociação Coletiva" proferida pelo advogado e professor Guilherme Rocha Lourenço. Na sequência, a advogada e professora Marize Alvarez falou sobre "Doenças emocionais no contexto das modernas relações de trabalho". Ainda pela manhã a também advogada, professora e pesquisadora Suzana Maria Paletta Guedes discorreu sobre um tema considerado novo na Justiça do Trabalho "Reclamação Constitucional", em que ela esclareceu sobre o passo a passo para questionamentos acerca do Direito do Trabalho junto ao Supremo Tribunal Federal.
As atividades da tarde foram abertas pelo juiz do Trabalho Fabrício Lima Silva, que ministrou uma aula sobre riscos e possibilidades dos novos recursos de Inteligência Artificial no contexto do Processo do Trabalho. Logo em seguida, o ministro do TST Maurício Godinho proferiu a palestra magna.
Balanço
O 2º vice-presidente do TRT-MG e diretor da Escola Judicial, desembargador Emerson José Alves Lage, fez um balanço bastante positivo dos dois dias de evento em Juiz de Fora. Segundo ele, "a comunidade demonstrou uma importância fenomenal a esse evento, com o comparecimento de várias pessoas de municípios próximos. Isso mostra a importância do projeto que estamos executando na Escola, que é a interiorização das atividades". Ele também disse estar otimista em relação à continuidade do projeto nos próximos meses.
A secretária-geral da OAB Minas, advogada Cássia Hatem, voltou a elogiar a iniciativa: "Acho muito importante essa aproximação e interiorização dos desembargadores e até mesmo de ministros no interior para que sintam e ouçam as demandas locais. Isso é inclusão", destacou.
O Direito do Trabalho em Movimento é uma iniciativa que integra o projeto de interiorização da Escola Judicial do TRT-MG com o objetivo de disseminar discussões relevantes e atualizadas acerca do Direito do Trabalho para as diversas regiões do Estado.