Você está aqui:

Encontro Nacional realizado pelo TRT-MG discute segurança da Justiça do Trabalho

publicado: 16/10/2025 às 18h22 | modificado: 16/10/2025 às 18h22

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Foi aberto, nesta quinta-feira (16/10), na Escola Judicial do TRT-MG, o 4º Encontro Nacional de Segurança Institucional da Justiça do Trabalho. Por dois dias especialistas na área de segurança institucional de diversos órgãos irão se revezar em palestras e trocas de experiências para o aprimoramento das estratégias de segurança institucionais, especialmente segurança no âmbito da Justiça do Trabalho. Na abertura do evento, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, destacou a importância da atuação da Polícia Judicial para a democracia brasileira, uma vez que ela garante a tranquilidade para a atuação irrestrita dos Poderes da República: "Os debates e as atividades deste evento serão inspiradoras para a construção de soluções mais eficazes, mais humanas e sustentáveis para os desafios que enfrentamos no campo da segurança institucional". 

Ela ainda chamou a atenção para a participação das mulheres nesta atividade. "Por enquanto são poucas, mas em breve o gênero feminino estará em maioria", profetizou a magistrada. O secretário de Inteligência e Polícia Institucional do TRT-MG, Carlos Athayde Viegas Valadares, também defendeu a importância do evento, como um fórum de debates e qualificação  sobre as novas estratégias da segurança institucional diante de desafios contemporâneos que envolvem conjuntura política e novas tecnologias. "O nosso papel é assegurar ao cidadão amplo acesso ao judiciário e que isso seja feito com segurança, tanto para a sociedade como para os magistrados. Investimos principalmente em três premissas: a especialização dos policiais judiciais, o uso da inteligência como forma de se antecipar a possíveis problemas e na formação de policiais gestores, uma vez que nossa mão de obra é cada vez mais composta por terceirizados". 

Mesa de Honra na abertura do 4º Encontro Nacional de Segurança Institucional da Justiça do Trabalho

A mesa de honra de abertura do evento foi composta pela presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta; pelo 2º vice-presidente, desembargador Emerson Alves Lage; pelo coordenador do Comitê de Segurança Institucional do TRT-MG, desembargador Paulo Maurício Ribeiro Pires; pelo secretário de Polícia do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Elton José Bucanger; e pelo diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Esaú Samuel Lima. 

Conhecimento compartilhado

A palestra inaugural ministrada pelo diretor da Agência Brasileira de Inteligência ( Abin), Esaú Samuel Lima, frisou a importância do compartilhamento de informações para que todo o sistema de segurança se fortaleça. "Em 2023, a Abin publicou a Doutrina Nacional de Inteligência, um documento público, para acesso de todos, com o objetivo de tornar o modelo de trabalho de inteligência algo comum, acessível. Quando divulgamos essa doutrina, damos condição para que outras estruturas tenham o mesmo método e, dessa forma convergente, todo mundo ganha", explicou. Na plateia, estiveram policiais judiciais, magistrados e gestores da área de segurança representando 36 instituições. 

Na sequência, o tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Ronaldo de Souza Borges, conduziu uma palestra sobre a Complementariedade da Atuação da Polícia Judicial e da Polícia Militar (como melhor aproveitar a capilaridade da PM e sua presença no interior dos estados).

Já o coordenador do Comitê de Segurança do TRT-MG, desembargador Paulo Maurício Ribeiro Pires, falou aos participantes sobre os aspectos da nova Lei 15.134/2025, sancionada para endurecer penas contra crimes cometidos contra membros do sistema de Justiça, como juízes, promotores e defensores públicos, e seus familiares. O magistrado ressaltou que o objetivo é garantir a segurança e a efetividade das instituições de justiça diante do risco inerente às suas funções, protegendo-os de intimidações e retaliações.

O dia foi encerrado com o painel Cases de sucesso da atuação da Polícia Judicial nos Tribunais Regionais, que trouxe gestores da Polícia Judicial que atuam nos Regionais TRT1,TRT4 e TRT5, para falar sobre boas práticas. 

Plateia acompanha abertura do 4º Encontro Nacional de Segurança Institucional da Justiça do Trabalho

Ministra do STF no encerramento

A programação prossegue nesta sexta-feira (17/10), com destaque para a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal STF), Carmem Lúcia Antunes Rocha, que fechará o evento relatando a experiência da Polícia Judicial na garantia da democracia, com base na atuação em 8 de janeiro de 2023. 

Veja a galeria de fotos

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br