Unidade 2 do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte entra em funcionamento
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Nesta segunda-feira (4/8), entrou em funcionamento a Unidade 2 do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte, localizada na Rua Paracatu, 304. O novo prédio, que abriga da 25ª à 48ª Varas do Trabalho, foi elogiado por sua estrutura moderna, acessível e sustentável. A unidade, alugada e reformada, desafoga o antigo prédio da Rua Goitacazes, que operava no limite da capacidade. O local conta com uma miniusina de energia e oferece melhores condições de trabalho. A nova unidade também abriga o Cejusc 1, com dez salas de conciliação projetadas para favorecer acordos. A juíza Hadma Murta e a servidora Alessandra Galvão destacaram o acolhimento, a privacidade e a localização central como pontos positivos do novo espaço.
Saiba mais sobre esta iniciativaA segunda-feira (4/8), primeiro dia de funcionamento da unidade 2 do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte (Rua Paracatu,304), foi de tranquilidade no local, com a realização de dezenas de audiências trabalhistas presenciais e on-line. Magistrados, servidores, advogados e usuários que estiveram no novo prédio nesta segunda-feira elogiaram a nova estrutura.
A Unidade 2 recém-inaugurada era uma promessa da atual administração do TRT-MG. O espaço abriga da 25ª a 48ª Varas do Trabalho da capital mineira em 12 andares, com mais conforto, acessibilidade e sustentabilidade. O novo prédio oferece melhores condições de trabalho para os magistrados, salas de audiência mais amplas e mais próximas da Secretaria da Vara. O espaço é alugado e foi reformado e adaptado para o funcionamento de parte do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte, uma vez que o prédio da Rua Goitacazes, 1.425, vinha operando no limite de sua capacidade de atendimento. No terraço, a Unidade 2 conta ainda com uma miniusina de geração de energia que garantirá a otimização de recursos naturais e com isso mais economia para o funcionamento do prédio. As Varas de 1 a 24 permanecem na antiga unidade.
Cejusc 1 em pleno funcionamento
A Unidade 2 também abriga, a partir de agora, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau (Cejusc-JT) e terá à disposição dez salas de conciliação individualizadas e com mesas redondas, que favorecem as conversas entre as partes. Para a supervisora do Cejusc1, juíza Hadma Christina Murta Campos, o espaço está bem adequado. “O acordo começa no acolhimento. Antes da conversa, as partes têm que se sentir acolhidas e têm que estar num espaço agradável e seguro. Temos ainda uma boa qualidade de internet para garantir o bom andamento das audiências virtuais. O novo espaço é todo voltado para conciliação, até a forma de organização das salas”, afirmou.
A secretária de audiências, que atua no Cejusc-1, servidora Alessandra Rodrigues Rochael Galvão, também destacou a privacidade dos ambientes como ponto positivo no novo edifício. Outra vantagem, segundo ela, é a localização do Fórum Trabalhista. “Estar numa região mais central da cidade, o que facilita muito o acesso de grande parte dos servidores”, concluiu.
Funcionamento da JT em Belo Horizonte
O atendimento ao público na Unidade 2 acontece das 10h às 17h e o funcionamento do Fórum é das 8h às 18h. A retomada dos serviços presenciais nas varas e demais setores instalados na Unidade I, na rua dos Goitacazes, nº 1.475, será divulgada oportunamente por meio de nova portaria da Presidência, conforme o andamento das obras de modernização e revisão do layout do tradicional Fórum Trabalhista. Enquanto isso, o trabalho e as audiências seguem no formato telepresencial. O atendimento ao público continuará sendo feito remotamente por e-mail e Balcão Virtual, observando o horário de funcionamento, sem necessidade de agendamento. Os juízes seguirão atendendo advogados, procuradores, partes e membros do Ministério Público do Trabalho por videoconferência, mediante agendamento prévio.