Espaço da Escola Judicial exibe cotidiano de catadoras de resíduos
Imagens do cotidiano de trabalhadoras de quatro cooperativas de reciclagem da Região Metropolitana de Belo Horizonte inspiraram a exposição “CATA” - Mudanças climáticas e catadoras, que está à mostra até junho, no espaço da Escola Judicial do TRT-MG, Rua Guaicurus, 201 – Centro – Belo Horizonte.
Para a fotógrafa autora das imagens, Verônica Alkmim, a exposição, trabalho feito em parceria com a socióloga Sônia Maria Dias, é o encontro das artes plásticas, da sociologia e da educação popular. Ela passou cinco meses acompanhando a rotina das catadoras de resíduos das cooperativas Coopesol Leste e Condomínio 530, na região Leste de BH, Acamares, em Sarzedo, e Ascito, em Itabirito. Segundo Verônica, mais do que fotos, as imagens são documentos poéticos que registram o trabalho das catadoras.
Separando o que aos olhos da população é lixo, as catadoras não apenas tiram seu sustento, como se tornam protagonistas na luta contra os problemas causados pela crise global do clima.
A mostra é uma iniciativa do Programa Trabalho Seguro e da Escola Judicial do TRT-MG e visa incentivar as políticas de defesa do meio ambiente, da segurança e da saúde do trabalhador.
Assista ao vídeo sobre a exposição: