Estudantes da rede Emancipa e Recaj-UFMG participam do Justiça e Cidadania no TRT-MG
O TRT-MG recebeu, no último sábado, 2/9, um grupo de 19 alunos, com idade entre 17 e 20 anos, do curso pré-universitário Emancipa. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desenvolve cursinhos gratuitos preparatórios para o ENEM. Os jovens visitaram a Exposição Trabalho & Cidadania em uma edição especial do Programa de ação educativa do Centro de Memória/Escola Judicial.
A Desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini e o juiz do trabalho do TRT da 11ª Região, Amazonas, e doutorando da UFMG, Igo Zany Nunes Corrêa acompanharam a turma durante a visita mediada, oportunidade em que foram discutidos pontos relacionados ao mundo do trabalho, à legislação trabalhista e à construção da cidadania no Brasil desde os anos de 1500 até os dias atuais. A Desembargadora conduziu a audiência simulada de um processo trabalhista que tinha como causa a apuração de um caso de trabalho infantil e o juiz participou no papel de advogado da parte reclamada.
O Cursinho Emancipa possui quatro unidades em Belo Horizonte e esteve presente ao TRT-MG a turma do bairro Floresta, que funciona aos sábados no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação. O Programa RECAJ-UFMG desenvolve o Projeto de Extensão RECAJ-Emancipa, que tem como objetivo discutir com os alunos do cursinho sobre direitos humanos, acesso à justiça e resolução de conflitos.