Você está aqui:

Estudantes de Direito da UFMG visitam exposição de fotos no Centro Cultural

publicado: 21/10/2024 às 15h45 | modificado: 23/10/2024 às 11h26
Resumo em texto simplificado

Alunos da Faculdade de Direito da UFMG visitaram a exposição "Assis Horta: a democratização do retrato fotográfico através da CLT" no Centro Cultural do TRT-MG. Acompanhados pelo professor Victor Hugo Boson, foram recebidos pelo curador Guilherme Horta, que destacou a relevância das fotografias de Assis Horta, tiradas a partir da década de 40, em um contexto de mudanças sociais promovidas pela criação da CLT no Brasil. Essas imagens imortalizaram muitos indivíduos que buscavam seu primeiro registro fotográfico para a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Alunos da Faculdade de Direito da UFMG, que cursam a disciplina optativa Cidadania Trabalhista e Estrutura Sindical no Brasil, visitaram na última sexta-feira (18/10) a exposição "Assis Horta: a democratização do retrato fotográfico através da CLT", em cartaz no Centro Cultural do TRT-MG.

Acompanhados do professor Victor Hugo Boson, os estudantes foram recebidos pelo curador da exposição, o pesquisador Guilherme Horta. Durante a visita, ele destacou a importância da coleção de fotografias capturadas por Assis Horta em seu estúdio em Diamantina, a partir da década de 40. O período coincide com a criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) em 1° de maio de 1943.

Alunos da UFMG visitam exposição de fotos no Centro Cultural

Nesse contexto, Assis Horta fotografou centenas de pessoas que o procuravam para tirar fotos 3x4, um elemento que se tornou obrigatório na CTPS em decorrência da CLT. Assim, ele realizou uma pequena revolução sociocultural, imortalizando os rostos de dezenas de indivíduos, muitos dos quais tiveram sua primeira experiência diante de uma câmera fotográfica.

Visualizações: