Estudantes visitam o Centro Cultural pelo Minas Tênis Clube Solidário
Resumo em texto simplificado
Na quarta-feira (2/4), 29 alunos da Escola Estadual Professor Pedro Aleixo visitaram a exposição "Mulheres: De Silenciadas a Empoderadas" da artista Yara Tupynambá, no Centro Cultural do TRT-MG. Além da visita, os estudantes assistiram a uma palestra de prevenção ao trabalho infantil. A experiência foi considerada enriquecedora pelos participantes, que destacaram a importância de conhecer a obra da artista e os temas abordados.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta quarta-feira (2/4), 29 alunos da Escola Estadual Professor Pedro Aleixo participaram, por meio do programa Minas Tênis Clube Solidário, de uma visita à exposição "Mulheres: De Silenciadas a Empoderadas", da artista plástica mineira, Yara Tupynambá. O projeto expositivo está em seu último dia no Centro Cultural do TRT-MG.
A visita foi mediada pelo coordenador do Minas Tênis Clube Solidário, William Allan; pela desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, que integra o núcleo cultural do Minas Tênis Clube Solidário; pela curadora do Centro Cultural, Emília Facchini; pela juíza do TRT-MG, Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, co-gestora de 1º Grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem; e por Sheila Ferreira Chaves, chefe de suporte do Centro Cultural.
Prevenção ao trabalho infantil
Além da exposição, que retrata a natureza, as cidades e as mulheres aos olhos de Yara Tupynambá, os alunos assistiram a uma entrevista da artista, em que ela relata sua jornada de vida e também a uma palestra da juíza Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, que tratou sobre os riscos do trabalho infantil para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e ainda como começar a trabalhar antes da maioridade, por meio de programas de incentivo à aprendizagem, como o Aprendiz.
Opiniões dos visitantes
Roseane Pereira, coordenadora da Escola Estadual Professor Pedro Aleixo e especialista em educação básica, comentou sobre a experiência da visita. “É a primeira vez que participamos do projeto Minas Tênis e a primeira vez aqui (no Centro Cultural). Já tinha ouvido falar no trabalho da artista, mas conhecer de perto é algo muito enriquecedor, tanto para mim, quanto para os alunos”.
A estudante Sophia Fernandes teve, no Centro Cultural do TRT, seu primeiro contato com a obra de Yara Tupynambá. “Não conhecia, mas achei bem legal. Eu gosto de como ela explora várias culturas em diferentes quadros e como ela também mistura elementos, como no quadro dos Mariachis, que engloba um elemento que não tinha de fato nos mariachis”.